Trabalhos 2023-2024

Jogo Físico ou Digital (secundário, profissional e superior)

“Reciclar óleos usados e depois?”

Colégio São João de Brito (Lisboa)

Tipo de Jogo:

Nome do jogo:
Jogo de Tabuleiro: "Reciclagem de Biocombustíveis"

As regras do jogo:

Até 10 fotos das peças, tabuleiro, de todos os constituintes do jogo:

Memória descritiva:
O trabalho foi proposto pela professora de Química, no âmbito da Química Verde e do seu contributo para o Objetivo Sustentável 7 – Energias Renováveis e Acessíveis.
A nossa equipa - 4guy2max - analisou o desafio PRIO, apresentado na plataforma das Eco Escolas da ABAAE, e escolheu elaborar um jogo em formato físico para oferecer à Sala da Esfera, onde os alunos do GreenTeam da nossa escola preparam atividades para dinamizarem com outros alunos, nos recreios e em sala de aula, como jogos de tabuleiro que promovem a Cidadania Ambiental.
Decidimos basear-nos no formato de outros jogos que conhecemos, como o Trivial, por reconhecermos que, quando jogamos edições antigas, erramos, mas aprendemos.
Traçámos o objetivo do jogo, que consiste em promover a educação sobre a reciclagem de biocombustíveis, ensinando os jogadores sobre diferentes tipos de biocombustíveis, o processo de reciclagem e a importância da sustentabilidade.
Optámos por recorrer a uma Tabela Periódica (desatualizada) para representar as 36 casas do jogo, utilizando os seus primeiros elementos por ordem crescente de número atómico, e por reutilizar cartolinas ou “desperdícios” de cartolinas usadas, tampas e outros materiais disponíveis, tendo em vista a construção de um jogo sustentável e sem aquisição de novos materiais.
Passámos, então, à investigação online dos conteúdos científicos de base, tendo reunido os tópicos que se seguem.
1. Antes de falarmos de biocombustíveis temos de saber o que são. O biocombustível é uma fonte de energia alternativa produzida através de matérias primas vegetais e é uma das formas sob as quais a biomassa pode ser utilizada.
2. Há várias matérias-primas que podem ser usadas para produzir biocombustíveis: a cana-de-açúcar, a mamona, o girassol, a soja, o milho, a beterraba e o trigo. Além disso, estas matérias dão origem a alguns tipos de combustíveis que podem substituir, parcial ou completamente, os de origem fóssil, fazendo com que haja menos poluição.
3. Há vários tipos de biocombustíveis, entre eles, o biodiesel, o bioetanol e o etanol.
- O biodiesel é uma alternativa ecológica ao diesel e, na sua produção, são utilizados os óleos vegetais, gordura animal ou óleos alimentares usados. Um exemplo de empresa que usa o biodiesel é a PRIO, que usa apenas óleos alimentares usados e outras matérias-primas residuais no processo de fabrico do biodiesel.
- Outro dos principais biocombustíveis é o bioetanol que, para ser produzido, necessita de fermentar e de se destilar resíduos vegetais. A origem destes resíduos é variadíssima, podendo ser fabricado a partir de milho, de trigo ou de cana-de-açúcar. Uma grande vantagem deste biocombustível é que este processo pode ser feito em qualquer parte do mundo, utilizando os resíduos vegetais locais.
- A outra grande vantagem é que o bioetanol aproveita resíduos que anteriormente, no fabrico do etanol, eram desperdiçados e transforma-os em álcool. Isto acontece porque é feita a hidrólise da celulose em açúcar, levando à fermentação das bactérias.
- Por fim, o último dos mais importantes biocombustíveis é o etanol que também é produzido a partir de resíduos vegetais e é utilizado em inúmeras indústrias: a da cosmética é uma delas. É igualmente utilizado na produção de bebidas alcoólicas, de álcool, desinfetante, e, claro, de combustíveis. Neste caso, o etanol é incorporado na gasolina. Tratando-se de uma matéria-prima orgânica, é conseguido com a fermentação de açúcares, com a hidratação do etileno ou com a redução de acetaldeído.
4. Incontornável quando se fala sobre biocombustíveis é o porquê de eles serem tão importantes.
- Os biocombustíveis são importantes para a economia dos países, estados e municípios que os produzem e também para o meio ambiente.
- A produção de alguns dos principais biocombustíveis depende de matérias agrícolas, que possuem períodos de safra e empregam temporariamente uma quantidade significativa de mão de obra em diversas etapas de sua cadeia produtiva, em especial no meio rural.
- Eles são, ainda, comercializados em outras zonas e exportados, gerando receitas para os territórios.
- O uso dos biocombustíveis é recomendado em substituição aos combustíveis fósseis, o que, além de reduzir a dependência dos derivados do petróleo, resulta em benefícios para o meio ambiente. Assim, os biocombustíveis são importantes na adoção de práticas mais sustentáveis, que visam a redução dos impactes ambientais, como menores índices de emissão de gases poluentes da atmosfera.

Idade dos alunos:
17 e 18 anos

COORDENAÇÃO

PARCERIA