Biocombustíveis e Economia Circular

Os desafios PRIO surgem de uma parceria entre a ABAE | Programa Eco-Escolas e a PRIO, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pelos biocombustíveis como aliado à mobilidade sustentável.  Nesta 2ª edição, daremos continuidade à importância do adequado encaminhamento dos óleos alimentares usados, sendo este um resíduo de excelência na produção de biocombustíveis sustentáveis. Mas o desafio para este ano é ir mais além, e desafiamos todas as Eco-escolas do país a trabalharem os “Biocombustíveis e Economia circular”, através da realização de atividades de sensibilização com a temática “da gota de óleo à gota de biodiesel”.

 

Objetivos:

 

  • (In)formar acerca dos Bicombustíveis sustentáveis: produção de biodiesel a partir de resíduos (que tipos, para que serve, vantagens, desvantagens);
  • Alertar para as questões relacionadas com a qualidade da água, quer para consumo humano e quer com a contaminação dos oceanos, rios e albufeiras;
  • Contribuir para a consciencialização da importância dos biocombustíveis como resposta às alterações climáticas;
  • Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam o planeta;
  • Desenvolver competências nas áreas de investigação, criatividade e comunicação;
  • Integrar propostas e metodologias previstas no currículo;
  • Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.

 

Quem pode participar

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país.

 

Desafios 2019-2020

 

Os desafios apresentados visam orientar a elaboração de projetos através da valorização de alguns produtos, que deverão refletir um trabalho de investigação sobre o tema orientado pelo professor.

Serão ainda sugeridos e apresentados às escolas como recursos os materiais/ atividades já desenvolvidos pela PRIO como os desenhos, cartas quis e referencias bibliográficas a par de um conjunto de informação sistematizada que permita orientar a pesquisa sobre o tema.

Por forma a diversificar e adaptar os trabalhos aos diferentes níveis etários são apresentadas 3 atividades/desafios destinados a diferentes faixas etárias.

 

 

 

Destinatários: Crianças do Jardim de infância e 1º ciclo
“Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel” – História Coletiva

 

Propõe-se a criação e ilustração de uma história sobre a temática “Da gota de óleo à gota de Biodiesel” na qual as crianças irão apresentar as aventuras das duas gotas e como estas podem contribuir para um planeta mais limpo. Recomenda-se o recurso à técnica Storytelling Colaborativo e ilustração coletiva.

A história não deverá ultrapassar as 20 páginas (incluindo capa e ilustrações) podendo ser apresentada no formato A4, se possível em orientação vertical e só frentes.

O texto da história deverá estar escrito também num documento word; neste word deverá estar também a menção dos alunos, turmas e escola. Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

Sobre o trabalho original:

  • Ficar guardado e disponível até à data de entrega de prémios;
  • Sem nada no verso das folhas;
  • Sem folhas com furos de dossier.

 


 

 

Destinatários: crianças e jovens do 2º e 3º ciclo
“Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel” – História em BD

 

Propõe-se a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel”.

A história não deverá ultrapassar as 10 páginas (incluindo capas) recomendando-se a elaboração de 6 a 8 pranchas em formato A4, se possível em orientação vertical e só frentes.

O texto da história deverá estar escrito também num documento word; Neste doc. word deverá estar também a menção dos alunos, turmas e escola. Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

Sobre o trabalho original:

  • Ficar guardado e disponível até à data de entrega de prémios;
  • Sem nada no verso das folhas;
  • Sem folhas com furos de dossier.

Podem ser apresentados trabalhos individuais ou coletivos ficando a metodologia de desenvolvimento do trabalho a cargo do(a) professor(a).

 


 

 

Destinatários: Jovens do ensino secundário, profissional e universitário
“Os Biocombustíveis na Economia Circular” – Vídeo (reportagem ou documentário)

 

Propõe-se a criação de um vídeo de no máximo 2 (dois) minuto que alerte para a importância da produção de biocombustíveis a partir de resíduos, aliados à mobilidade sustentável.  

Recomenda-se, embora não seja obrigatório, que a elaboração do guião do vídeo tenha em consideração o mote “Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel”.

Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.