Trabalhos 2021-2022

História em BD (2º e 3º ciclo)

“O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro…”

Alcobaça ( 1 trabalho )

Escola EB 2 da Benedita (Frei António Brandão) (Alcobaça)

Título: Energia do Futuro No âmbito da disciplina de Educação Visual, em articulação com o projeto Eco-escolas, a escola participou no concurso da Prio “O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro…”. Os alunos criaram e ilustraram uma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arouca ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 de Arouca (Arouca)

Ano: 5ºE turma TEMA: “O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro” INSPIRAÇÃO: nós inspiramo-nos na proteção do meio ambiente e na poluição que nos afeta a todos. Como futuros cidadãos com carta de condução queremos um meio […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

Este projeto foi desenvolvido no âmbito das áreas curriculares de Cidadania e Desenvolvimento e Domínios de Autonomia Curricular, numa perspetiva interdisciplinar e transversal à formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Os resíduos poluentes e a sua reutilização serão futuramente uma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 S. Bernardo (Aveiro)

Esta atividade foi realizada no âmbito da Aprendizagem definida nos Referenciais de Cidadania e Desenvolvimento, no Domínio Literacia Financeira e Educação para o Consumo: Adotar práticas de consumo responsável e Adequar atitudes e comportamentos de consumo face aos recursos disponíveis. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 1 trabalho )

Escola Básica da Quinta Nova da Telha (Barreiro)

O desafio Prio, “Resíduos, Energia do Futuro”, foi trabalhado, durante o segundo e o terceiro período, por todos os alunos do quinto ano da Escola Básica Quinta Nova da Telha. Dois dos temas abordados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )

Escola Básica Dr Francisco Sanches (Braga)

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas desafiou os colegas e alunos da Escola a participarem ativamente, neste Projeto. Respondeu ao repto a turma 6.º 1, tendo como docente coordenadora da atividade a Diretora de Turma e, docente de Cidadania, Professora Cândida […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 2 trabalhos )

Colégio da Bafureira (Cascais)

O trabalho a desenvolver para este concurso iniciou-se com a explicação do mesmo aos alunos da turma. Por decisão, cada aluno escreveu a sua história em parceria com as disciplinas de Português e Ciências Naturais, nas aulas de Apoio ao […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio da Bafureira (Cascais)

O trabalho a desenvolver para este concurso iniciou-se com a explicação do mesmo aos alunos da turma. Por decisão, cada aluno escreveu a sua história em parceria com as disciplinas de Português e Ciências Naturais, nas aulas de Apoio ao […]

Ver a página do trabalho aqui.

Castelo de Paiva ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão (Castelo de Paiva)

Esta atividade pretendeu dar resposta a um desafio do Programa ECOESCOLAS, tendo-se proposto aos alunos do 9º ano a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “Resíduos, Energia do Futuro”. Nas aulas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão (Castelo de Paiva)

Esta atividade pretendeu dar resposta a um desafio do Programa ECOESCOLAS, tendo-se proposto aos alunos do 9º ano a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “Resíduos, Energia do Futuro”. Nas aulas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cinfães ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães (Cinfães)

O desafio Prio, “Resíduos, Energia do Futuro”, foi trabalhado, ao longo do ano letivo de 2021-22 pelos alunos do 9º A do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães. Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao trabalharem o tema “Educação […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães (Cinfães)

O desafio Prio, “Resíduos, Energia do Futuro”, foi trabalhado, ao longo do ano letivo de 2021-22 pelos alunos do 9º A do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães. Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao trabalharem o tema “Educação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Esposende ( 1 trabalho )

Escola Básica António Rodrigues Sampaio (Esposende)

Num primeiro momento, foi apresentado o projeto aos alunos com a utilização das diferentes ferramentas de motivação para o tema, inseridas no mesmo. De seguida, foi-lhes apresentado os caminhos possíveis para a representação e quais as regras da Banda Desenhada. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 1 trabalho )

Escola Básica André de Resende (Évora)

Os alunos da turma B, do 5º Ano, foram sensibilizados para a problemática dos óleos alimentares usados, nomeadamente a poluição das águas que podem causar quando não têm o devido encaminhamento no nosso planeta. Os discentes começaram por aprender as […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 1 trabalho )

Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)

Foi utilizada a metodologia projetual. Os alunos começaram por realizar pesquisas, depois esboços das personagens e do "ambiente" e posteriormente realizaram a B.D. final. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 2 trabalhos )

Escola de Comércio de Lisboa (Lisboa)

O desenho feito à mão, recorrendo ao uso de lápis de cor. Posteriormente o aluno digitalizou-o e ilustrou-o de forma digital. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 6.º 1.ª da Escola Básica Pedro de Santarém em Lisboa que pertence ao Agrupamento de Escolas de Benfica. Toda a conceção do projeto foi realizada nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 1 trabalho )

Colégio Santo André (Mafra)

Lápis de cor aguareláveis sobre papel e caneta de tinta da china. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marvão ( 2 trabalhos )

Escola Básica de Ammaia (Marvão)

Para este trabalho decidi escolher estas personagens, pois cada uma delas tem um significado para mim: Carolina( A Carolina é uma menina que acabou de vir da Ucrânia com os pais, é uma menina muito inteligente logo a lâmpada na […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Ammaia (Marvão)

Eu escolhi esta história porque o tema era reciclagem e porque foi o que me veio á cabeça. Eu dei o nome Gina a boneca porque foi o nome que me vinha á cabeça eu com esta história ensinei a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 1 trabalho )

Escola Básica Maria Manuela de Sá (Matosinhos)

MEMÓRIA DESCRITIVA - 5º D O desenvolvimento desta atividade foi realizado na disciplina de Educação Visual, introduzida quando estava a ser desenvolvido o conteúdo da comunicação, fazendo a banda desenhada parte integrante da parte prática de aplicação deste conteúdo. Foi […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nisa ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Na disciplina de Físico-Química de 7º ano, foi recordada a temática “A síntese química”, que através das suas reações permite ajudar a preservar o meio ambiente, evitando o esgotamento dos recursos naturais, por um lado, e contribuindo para a produção […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odemira ( 1 trabalho )

Escola Básica Aviador Brito Paes (Odemira)

Na aula de Português, os alunos da turma ado 5ºA do ano, ( composta por 14 alunos) começaram por assistir a uma pequena reportagem sobre o Hidrogénio Verde como a energia do futuro, analisaram ainda alguma informação escrita sobre a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )

Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)

A Metodologia utilizada ficou ao critério do gosto dos alunos por estas temáticas e claro pelo gosto de construírem Banda de Desenhadas (BD). Embora tenham trabalhado sempre em grupo, num espírito de partilha e troca de opiniões, houve posteriormente uma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourém ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Ourém)

O Desafio Prio foi apresentado aos alunos numa aula de Experimentar/Criar. A proposta foi recebida com entusiasmo. Como ponto de partida, fez-se uma “chuva de ideias” centrada nas diferentes formas de poluição, nos resíduos produzidos por todos nós e nas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Palmela ( 2 trabalhos )

Escola Secundária de Pinhal Novo (Palmela)

Em conformidade com a temática do concurso, os diferentes projetos artísticos desenvolvidos pelos alunos, tiveram como propósito e desafio o apelo à reflexão, à participação cívica, de intervenção na comunidade sobre o que significa o conceito de Energia limpa, mais […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Pinhal Novo (Palmela)

Em conformidade com a temática do concurso, os diferentes projetos artísticos desenvolvidos pelos alunos, tiveram como propósito e desafio o apelo à reflexão, à participação cívica, de intervenção na comunidade sobre o que significa o conceito de Energia limpa, mais […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Lima ( 2 trabalhos )

Escola EBI de Freixo (Ponte de Lima)

Trabalho elaborado em grupo de pares nas aulas de Educação Visual […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI de Freixo (Ponte de Lima)

Trabalho elaborado em grupo de pares nas aulas de Educação Visual […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Lanhoso ( 1 trabalho )

Escola Básica do Ave (Póvoa de Lanhoso)

Com o a temática do projeto “Resíduos, Energia do Futuro”, foi abordada durante as aulas , o trabalho foi elaborado com base nos conteúdos e conhecimentos que foram adquirindo na sala de aula, facilitando a sua planificação e consecução. Este […]

Ver a página do trabalho aqui.

Proença-a-Nova ( 2 trabalhos )

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

Foi-nos proposto participar no concurso “O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro…”, com a realização de um trabalho em Banda Desenhada. Constituímos um grupo de trabalho de três alunos e nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento começámos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

Memória descritiva Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento foi-nos proposto participar no concurso «O posto de combustível amigo do ambiente chegou ao bairro…». O nosso grupo é constituído por três alunas do 6ºano, turma B e decidimos realizar uma Banda […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 2 trabalhos )

Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)

Foi interessante experimentar algo fora da minha área de conhecimentos ao desenhar uma banda desenhada, que, para além de ilustrações, necessita de história. Tentei incluir algumas coisas que dessem um charme à banda desenhada, a relação amorosa entre as personagens, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)

Este trabalho foi um desafio proposto na disciplina de Ciências Naturais, no 6ºano de escolaridade, tendo sido realizado individualmente e em tempo não letivo. O aluno criou a história e depois os desenhos. Pretende-se que através da exposição e apresentação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sertã ( 1 trabalho )

Instituto Vaz Serra (Sertã)

Alguns alunos envolvidos: 8.º ano, Turma A Materiais: 4 folhas de Papel cavalinho Caneta de acetato Canetas de filtro Lápis de cor Os alunos mostraram muito interesse em participar no projeto. Discutiram e debateram o tema e imaginaram a história, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 1 trabalho )

Escola Internacional de Torres Vedras (Torres Vedras)

O tema foi elaborado no âmbito de um trabalho da disciplina de Educação Visual. Os alunos discutiram a abordagem certa, acordando que uma história de herói/vilão seria um ponto de vista interessante, a bomba de combustível renovável seria o herói […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

Os alunos do 8.º alunos turma A, uma turma de Percurso Curricular alternativo, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, participaram no concurso do programa Eco- escolas.“ O Oleão chegou ao bairro”. Os alunos foram desafiados a criar uma BD em […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

As atividades começaram no final do segundo período, na disciplina de Português, com a pesquisa de informação sobre a temática. Depois do tratamento dessa informação, os alunos começaram o processo criativo pela elaboração do texto, para construir os balões de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 2 trabalhos )

Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia)

Os alunos do 8º Ano, na disciplina de Educação Visual e Artes Cénicas e Plásticas participaram no concurso de desenho a nível nacional: " O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro " do programa Eco-Escolas. Neste desafio, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

1. Na disciplina de Físico-Química, o grupo de alunos realizaram uma pesquisa orientada sobre a reciclagem dos óleos usados e elaboraram um texto word, onde responderam às questões formuladas. 2. De seguida redigiram um diálogo para a banda desenhada, onde […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Verde ( 2 trabalhos )

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

O objetivo deste projeto/desafio é criar uma Banda Desenhada, sobre um posto de combustível amigo do Ambiente que usa biocombustível sustentável. Este desafio foi-nos apresentado pelas disciplinas de Português e Educação Visual (EV), para aprendermos mais sobre a comunicação visual […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

O objetivo deste projeto/desafio é criar uma Banda Desenhada, sobre um posto de combustível amigo do Ambiente que usa biocombustível sustentável. Este desafio foi-nos apresentado pelas disciplinas de Português e Educação Visual (EV), para aprendermos mais sobre a comunicação visual […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 1 trabalho )

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

Os alunos nas aula de Português fizeram um debate em turma com vista a perceberem se conheciam a temática. Posteriormente, dividiram-se em grupos e construíram a banda desenhada à volta da ação da avó Valentina e o seu habito de […]

Ver a página do trabalho aqui.

COORDENAÇÃO

PARCERIA