Desafios 2018-2019

Os desafios apresentados visam orientar a elaboração de projetos através da valorização de alguns produtos, que deverão refletir um trabalho de investigação sobre o tema orientado pelo professor.
Serão ainda sugeridos e apresentados às escolas como recursos complementares os materiais/ atividades já desenvolvidos pela PRIO como os desenhos, cartas quiz e jogo da memória a par de um conjunto de informação sistematizada que permita orientar a pesquisa sobre o tema.
Por forma a diversificar e adaptar os trabalhos aos diferentes níveis etários são apresentadas 3 atividades/desafios destinados a diferentes faixas etárias. Em cada um deles existe ainda a opção de submeterem um cartaz que será premiado à parte.

 
Quem pode participar

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país. Podem concorrer nas seguintes categorias:

  • 1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
  • 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
  • 3º escalão: ensino secundário, profissional e universitário

Cada escola pode ter no máximo 3 grupos a concurso, correspondentes aos 3 escalões.

 

 

ESCALÃO 1

Destinatários: crianças do jardim de infância e 1º ciclo
“Uma gota de água e uma gota de óleo” – HISTÓRIA COLETIVA

  • Propõe-se a criação e ilustração de uma história sobre a temática “uma gota de água e uma gota de óleo” na qual as crianças irão apresentar as aventuras das duas gotas. Recomenda-se o recurso à técnica Storytelling Colaborativo e ilustração coletiva.
  • A história não deverá ultrapassar as 20 páginas (incluindo capa e ilustrações) podendo ser apresentada no formato A4 ou A5.
  • Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

Cartaz (opcional) | Podem também realizar um cartaz, inspirado ou não na história.

 

ESCALÃO 2

Destinatários: crianças e jovens do 2º e 3º ciclo
“Uma gota de água e uma gota de óleo” – HISTÓRIA EM BD

  • Propõe-se a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “uma gota de água e uma gota de óleo”.
  • A história não deverá ultrapassar as 10 páginas (incluindo capas), máximo 15 pranchas em formato A4 .
  • Podem ser apresentados trabalhos individuais ou coletivos ficando a metodologia de desenvolvimento do trabalho a cargo do(a) professor(a).
  • Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

Cartaz (opcional) | Podem também realizar um cartaz, inspirado ou não na história.

 

ESCALÃO 3

Destinatários: jovens do ensino secundário, profissional e universitário
“Porquê reciclar os óleos alimentares usados” – VÍDEO CAMPANHA

  •  Propõe-se a criação e de um mini-vídeo de no máximo 1 (um) minuto que alerte para a importância da separação e reciclagem dos óleos alimentares usados.
  • Recomenda-se, embora não seja obrigatório, que a elaboração do guião do vídeo tenha em consideração o mote “uma gota de água , uma gota de óleo”.
  • Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.

Cartaz (opcional) |  Podem também realizar um cartaz, inspirado ou não no vídeo.

 

 

REGRAS DO CARTAZ

 

A criação de um cartaz que deverá de forma implícita ou explicita apelar à separação e correto encaminhamento dos óleos alimentares usados, informando sobre as consequências do despejo dos óleos em locais inadequados como por exemplo a rede de esgotos ou lixo doméstico.
O cartaz deverá ter a dimensão A2 em formato vertical (ou equivalente – pode ser uma cartolina) sendo o conteúdo livre.