Trabalhos 2023-2024
Jogo Físico ou Digital (secundário, profissional e superior)
“Reciclar óleos usados e depois?”
Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)
									Nome do jogo:
									Todas as gotas contam                                
As regras do jogo:
Até 10 fotos das peças, tabuleiro, de todos os constituintes do jogo:
									Memória descritiva:
									Os alunos, juntamente com 2 docentes, da área da Física e da Química, pensaram em construir um jogo físico que sensibilizasse os jogadores para a importância da reciclagem do óleo alimentar usado e alertasse para os impactos que a poluição da água com óleo alimentar usado, têm no meio ambiente.  
Surgiu a ideia de construir um tabuleiro de cartolina onde constassem algumas frases sobre a importância da reciclagem do óleo alimentar usado e as peças do jogo teriam de ser construídas com materiais reutilizáveis. Depois, de ouvidas as ideias de todos os alunos e de alguma discussão sobre a temática ficou decidido que: o tabuleiro seria uma cartolina com a inscrição das frases e as peças seriam tampas de garrafas de água, onde se colaria uma imagem com a forma de gota de óleo. 
De seguida, pensou-se como se iriam dispor as frases no tabuleiro e quais seriam as regras do jogo e respetivas pontuações. 
Posteriormente, comprou-se a folha de cartolina na reprografia da escola e os alunos foram pegar em rolhas (tampas) de garrafas no recipiente existente na escola. Uns alunos escreveram as frases, outros desenharam as gotas, pintaram e colocaram nas tampas e os restantes prepararam o tabuleiro. 
No final, experimentaram e melhoraram algumas das regras. 
A opção por um jogo físico está relacionada com a relevância que os alunos sentem de conviverem e se divertirem mais uns com os outros e de manipularem objetos físicos. 
O jogo será colocado na Biblioteca da escola para os alunos, que pretenderem, jogarem.                                
									Idade dos alunos:
									15 ou 16 anos.                                
 
					








