Trabalhos 2023-2024
Jogo Físico ou Digital (secundário, profissional e superior)
“Reciclar óleos usados e depois?”
Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)
Nome do jogo:
ÓleoQuest
Link do jogo:
https://view.genially.com/662108325d14e90014dff25e/interactive-content-oleoquest
As regras do jogo:
Memória descritiva:
O desafio de criar um jogo de tabuleiro ou digital foi lançado pela professora de Química inserida no tema da Termodinâmica dos Combustíveis, surge como produto final do trabalho desenvolvido utilizando a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, em articulação com aprendizagens da disciplina de Química-“ debater com base em pesquisa, a importância e limitações da produção de bio-combustíveis no ciclo de reciclagem de óleos”. Assim foram desenvolvidas estratégicas de ensino orientadas para o perfil dos alunos: participativo, colaborador, responsável, autónomo, sistematizar, comunicador, questionador, cuidador de si e do outro e criativo.
Os alunos começaram por fazer uma pesquisa sobre os problemas ambientais resultantes da poluição das águas por contaminação com óleos e foram à descoberta do biodiesel, dos principais reagentes da sua síntese e das suas vantagens e desvantagens, chegando à economia circular e à diminuição de gases poluentes. Após a pesquisa foi realizado um debate sobre o tema, cada grupo preparou 3 questões para colocar aos outros grupos. Esta dinâmica deu origem a uma troca de ideias e aprofundamento de conceitos sobre o tema em questão.
A terceira parte foi então cada grupo preparar um jogo físico ou digital, foram realizados 2 físicos e 3 digitais .
Após a apresentação dos vários jogos quer à turma quer às várias turma do ensino secundário, os alunos selecionaram o OleoQuest .
O jogo pode ser jogado em equipa ou individualmente.
Idade dos alunos:
17 e 18