Trabalhos 2023-2024
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
“Uma gota de água e uma gota de óleo”
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Digitalização da história página a página:
História completa (texto):
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
A tarefa de elaborar a história sobre esta temática foi um processo iniciado no cumprimento dos temas do Eco Escolas, em conexão com os objetivos a atingir na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, bem como, o cumprimento dos temas da disciplina de Estudo do Meio.
Pretende criar-se nos alunos uma forte consciência da necessidade de promover um Desenvolvimento Sustentável e a Educação Ambiental. Deseja-se que os alunos sejam capazes de aprofundar o Universo dos seus direitos e deveres, desenvolver a capacidade de expressão, crítica e de reflexão e desenvolver competências nas áreas de investigação, criatividade e comunicação.
O trabalho em sala de aula, iniciou-se com a visualização de histórias e vídeos relacionados com o tema. Para aprofundar os conhecimentos foram feitas várias pesquisas na sala de aula e em casa, de forma a envolver os pais nesta iniciativa. Estas incidiram acerca da origem dos óleos, as suas potencialidades e benefícios, na produção dos biocombustíveis sustentáveis, produção de biodiesel a partir de resíduos e respetiva utilização e impactos negativos.
De seguida, convidámos a engenheira ambiental do Município, que pertence ao Conselho Eco Escolas para fazer uma ação de sensibilização aos alunos, sobre o uso dos óleos, dos impactos ambientais, provocados pelo incorreta separação e reciclagem deste resíduo. Foi feito um desdobrável, pelos alunos, que foi enviado para casa com toda a informação pertinente. Era importante alertar toda a comunidade educativa que, óleos ou outras gorduras, descartadas para as pias, sanitas ou lava-loiças, ou mesmo na natureza, nomeadamente nos cursos de água, poderão causar danos irreversíveis no equilíbrio dos ecossistemas e, que estes óleos, dificultam todo o processo de tratamento de águas residuais nas ETAR’s.
Organizou-se um debate na sala de aula para discutir o assunto e apresentar propostas de resolução deste problema. Decidiu-se fazer uma campanha de recolha de óleos, junto dos familiares e amigos, que teve uma adesão significativa.
A fase seguinte do processo foi elaborar a história, “Uma gota de água e uma gota de óleo” na modalidade de Storytelling Colaborativo e, em trabalho de grupo foi feita a planificação da história. As propostas foram apresentadas e discutidas e resolveu-se aproveitar partes de cada uma. Foi escrita coletivamente nas aulas de Português e TIC. As ilustrações foram produzidas nas aulas de Expressão Artística. Houve o cuidado de selecionar trabalhos de todos os alunos, para que ninguém ficasse excluído. Em trabalho colaborativo foram melhoradas algumas ilustrações menos cuidadas. Neste sentido, tentou valorizar-se uma a inclusão, a participação ativa dos alunos e seu desenvolvimento pessoal e social.
Este trabalho desenrolou-se durante todo o 2º período escolar, concluindo-se no 3º. A mais-valia deste trabalho, foi permitir aos alunos, desenvolver competências ao nível da metodologia de projeto, com tomadas de decisão, resolução de problemas e trabalho colaborativo. Todos ficaram com a consciência de que, este projeto, contribui para uma consciência coletiva da necessidade de implementação da política dos 5 Rs, em benefício de um Planeta mais sustentável.
Idade dos alunos:
9 e 10 anos