Trabalhos 2023-2024
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
“Uma gota de água e uma gota de óleo”
Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)
Digitalização da história página a página:
História completa (texto):
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Para a elaboração do projeto, foram seguidas várias etapas metodológicas. Primeiramente, foram explorados os conceitos fundamentais de reciclagem, resíduos, energias renováveis e não renováveis, biocombustíveis e o ciclo urbano da água. Estas temáticas foram abordadas através de ações de sensibilização e informação, como “O cidadão e os resíduos sólidos urbanos” e “Água: um passaporte para a vida”. Também foram realizadas atividades lúdico-pedagógicas como “Gotinha Saltitona” e “Funchal Sustentável”, promovidas pela Divisão do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal.
Além destas atividades, os alunos participaram em visitas de estudo à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos e à ETAR do Funchal. Posteriormente, nas aulas de Estudo do Meio e TIC, os alunos realizaram pesquisas online e consultaram livros da biblioteca escolar para aprofundar os seus conhecimentos sobre as consequências ambientais da incorreta separação do óleo alimentar e sobre biocombustíveis, culminando na elaboração de cartazes que foram afixados nos corredores e entrada da escola.
O desafio PRIO “Uma gota de água e uma gota de óleo” foi proposto aos alunos que aceitaram participar com entusiasmo. Deste modo, recorremos à técnica Storytelling Colaborativo na qual participaram os alunos do 3º e 4º anos, perfazendo um total de 35 participantes. A turma 3º A iniciou a história, seguindo-se a colaboração e finalização pela turma 4º A.
A estratégia de storytelling colaborativo enriqueceu a elaboração da história ao incorporar diversas ideias e perspetivas dos alunos, mantendo os participantes motivados e envolvidos, enquanto desenvolviam habilidades de comunicação e cooperação. Esta colaboração promoveu a coesão e continuidade narrativa, uma vez que os alunos trabalharam juntos para manter a qualidade da história, refletindo a criatividade e a contribuição de todos os envolvidos.
Devido à rica biodiversidade da ilha, escolhemos dar vida a animais como a Cagarra e o Lobo-Marinho, este último uma foca-monge muito acarinhada na Madeira por ser a foca mais rara do mundo e uma espécie considerada em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
No que concerne à ilustração, utilizámos igualmente a técnica de ilustração coletiva, na qual participaram cinco alunos do 3º A e sete alunos do 4º A, nas aulas dos clubes Eco-Escolas e Escola Azul.
Começou-se por dividir a história em dez segmentos, garantindo que cada parte fosse significativa o suficiente para ser ilustrada. Atribuiu-se cada segmento a um ou dois alunos, os quais discutiram e planearam a sua ilustração. Incentivou-se o uso de rascunhos preliminares. Para garantir coesão, foram fornecidas orientações sobre cores e estilos, embora cada aluno ou grupo pudesse usar o seu próprio estilo. Após finalizar as ilustrações, fizeram-se revisões para melhorar a continuidade visual. Seguidamente, organizou-se uma sessão de reflexão para partilhar experiências e dar feedback, promovendo a colaboração, criatividade e sentido de realização coletiva. A versão final da história foi apresentada às turmas da escola na biblioteca, no Dia Europeu do Mar.
Idade dos alunos:
8, 9 e 10 anos