Trabalhos 2023-2024
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
“Uma gota de água e uma gota de óleo”
Escola EB/JI Pinheiro d'Além (Gondomar)
Digitalização da história página a página:
História completa (texto):
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Este desafio teve início há alguns meses e foram os próprios alunos que escolheram este tema, porque acharam que era um tema que ainda não dominavam e tinham muitas dúvidas. Iniciou-se o desafio com um diálogo sobre o tema, a identificação dos diferentes tipos de resíduos e a forma como os devemos separar.
De seguida, os alunos visualizaram os vídeos disponibilizados na plataforma da ABAAE/ Eco Escolas. Os alunos fizeram pesquisa online com ajuda da família. Tivemos a visita de uma técnica que trabalha numa ETAR do concelho, fizemos experiências com água e óleo alimentar. Esta palestra foi uma mais-valia pois tivemos muitas informações adicionais e com as experiências os alunos mostraram-se muito entusiasmados. Decidimos fazer uns panfletos de esclarecimento e de alerta, pintar umas garrafas de plástico e distribuí-las pelos familiares para os incentivar a recolha de óleo alimentar usado. Esta iniciativa teve resposta muito positiva por parte do público-alvo. Após estas ações, em grupo/turma começaram a idealizar a história: as personagens, o espaço, o enredo e objetivo da história. Numa primeira aula dedicada à escrita da história, foi elaborada a introdução no word online e o documento foi partilhado com todos os alunos. Cada aluno teve oportunidade de acrescentar uma ideia, uma frase ou apenas uma palavra por dia. Ao longo de vários dias, foram construindo a história, tornando-a coesa e coerente, de forma a informarem da importância da separação do óleo alimentar usado. Após a conclusão da história, foi projetada no quadro, lida em grupo, corrigida. Posteriormente foi dividida em dez partes para que cada grupo de dois alunos pudessem realizar a ilustração usando diferentes materiais riscadores e diferentes técnicas.
Em todo o trabalho foi utilizada uma metodologia que combina técnicas de escrita colaborativa e ilustração coletiva, promovendo a participação ativa de todos os alunos e o desenvolvimento de atividades criativas e colaborativas.
Idade dos alunos:
8-10 anos