Trabalhos 2023-2024
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
“Uma gota de água e uma gota de óleo”
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Digitalização da história página a página:
História completa (texto):
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Benefícios do Projeto
Desenvolvimento de Habilidades Linguísticas e Criativas: As crianças praticam a escrita criativa e a expressão artística.
Trabalho em Equipa: Promove a colaboração e a comunicação entre os alunos de diferentes anos.
Valorização: Os alunos sentem-se valorizados por contribuírem para um projeto coletivo significativo.
Este projeto não só promove a aprendizagem interdisciplinar mas também fortalece os laços entre os alunos de diferentes turmas, fomentando um ambiente escolar mais colaborativo e criativo.
1. Preparação
Objetivo: Desenvolver habilidades de narrativa, criatividade, cooperação e ilustração.
Materiais: Papel, lápis, marcadores, computador/tablet (opcional), livros de histórias para inspiração.
2. Introdução ao Storytelling Coletivo
Exploração de Histórias: Começar por ler várias histórias infantis com a turma de 1.º ano, destacando elementos como personagens, cenários e enredos.
Discussão: Conversar sobre o que faz uma boa história e quais são os elementos importantes (começo, meio, fim, personagens, conflito, resolução).
3. Criação da História Coletiva
Brainstorming: Facilitar uma sessão de brainstorming com a turma de 1.º ano para gerar ideias para a história. Isso pode incluir perguntas como: Quem são os personagens? Onde se passa a história? Qual é o problema que os personagens precisam resolver?
Decisão Coletiva: Selecionar, com a ajuda da turma, as melhores ideias e organizar um esboço da história.
Desenvolvimento da Narrativa: Trabalhar em conjunto com as crianças para desenvolver a narrativa, assegurando que todos os alunos contribuam com ideias para cada parte da história. A narrativa pode ser escrita no quadro ou em grandes folhas de papel para que todos possam ver.
4. Redação da História
Escrita Colaborativa: A professora pode escrever a história final com base nas contribuições dos alunos, garantindo que a linguagem seja adequada para o nível de 1.º ano.
Revisão: Ler a história completa para a turma e fazer ajustes conforme necessário com base no feedback das crianças.
5. Introdução às Ilustrações
Apresentação: Apresentar a história completa à turma de 2.º ano.
Divisão do Trabalho: Dividir a história em várias cenas e atribuir cada cena a diferentes grupos ou alunos da turma de 2.º ano para ilustração.
Orientação: Dar orientações sobre como criar ilustrações que complementem a história, discutindo aspectos como cores, personagens e cenários.
6. Criação das Ilustrações
Desenho: Os alunos de 2.º ano desenham e pintam as ilustrações conforme o combinado. Eles podem usar diversos materiais (lápis de cor, marcadores, tinta).
Colaboração: Incentivar a cooperação entre os alunos durante a criação das ilustrações, garantindo que as imagens se alinhem com o enredo.
Idade dos alunos:
6 e 7 anos