Trabalhos 2023-2024

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

“Uma gota de água e uma gota de óleo”

Grande Colégio Universal (Porto)

Digitalização da história página a página:

História completa (texto):

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
A participação neste projeto surge no âmbito do projeto Eco Escolas e integra dimensões da Educação Ambiental, segundo a qual as crianças são consciencializadas da urgência do Desenvolvimento Sustentável. O trabalho realizado permitiu a aprendizagem e um aprofundamento dos conteúdos presentes no programa curricular de Estudo do Meio bem como o desenvolvimento de competências objetivadas na Educação para a Cidadania e Desenvolvimento. Deste modo, os alunos foram convidados a refletir criticamente sobre o mundo e as suas práticas bem como a investigar possíveis soluções para alguns dos problemas vividos.
O trabalho desenvolveu-se segundo a metodologia de projeto, na qual os alunos, através do trabalho colaborativo, assumiram uma participação ativa na construção do seu próprio conhecimento, conseguindo tomar decisões e resolver problemas e consequentemente desenvolver competências do foro pessoal e social. Os alunos viveram experiências de aprendizagem e desenvolvimento holístico, através de um processo que exigiu investigação, criação e comunicação.
O projeto teve como ponto de partida um diálogo, em grande grupo, onde foram questionadas algumas práticas humanas através da visualização de imagens e pequenos vídeos alusivos à poluição da água. Nesta etapa, os alunos refletiram com espírito critico e interventivo sobre a importância da água tratada e potável no quotidiano, além de terem evidenciado algumas preocupações com a reciclagem do óleo.
Após terem concluído que muitas situações de poluição das águas ocorrem por falta de conhecimento por parte da população, os alunos foram convidados a integrar o projeto de elaboração e ilustração de uma história.
Tendo aceitado este desafio, tornou-se necessário o aprofundamento de conhecimentos, tendo sido realizadas várias pesquisas que incidiram na origem dos óleos, a sua utilidade, os seus fins, após a reciclagem, na produção dos biocombustíveis sustentáveis e de biodiesel e as consequências do seu derrame na água. Após estarem reunidas todas as pesquisas, as crianças partilharam com os pares as suas descobertas e iniciaram o processo de escrita.
A escrita da história “Uma gota de água, uma gota de óleo” ocorreu nos tempos letivos destinados ao trabalho da língua portuguesa e iniciou-se com um brainstorming onde os alunos sugeriram o tempo de ação, os espaços e as próprias personagens, começando a prever atitudes e comportamentos a serem evidenciados nas ações das mesmas. Após a escrita de todas as ideias de estruturação da história, começaram-se a pensar os enredos e fluiu a escrita da introdução, do desenvolvimento e da conclusão.
Posteriormente, organizadas em pequenos grupos e em pares, os alunos escolheram uma parte da história e deram asas à sua imaginação e criatividade na criação das ilustrações. Este momento ocorreu na disciplina de Expressão Artística, tendo sido aplicadas algumas técnicas de desenho e pintura exploradas em sala, como por exemplo a técnica de pontilhismo.
Após a montagem da história final, integrando o texto e as ilustrações criadas pelos alunos, estes tiveram a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido, e refletir sobre todas as etapas e as aprendizagens alcançadas ao longo do processo.

Autores:
Turmas do 4.º A e 4.º B do Grande Colégio Universal do Porto

Idade dos alunos:
9 e 10 anos

COORDENAÇÃO

PARCERIA