Trabalhos 2023-2024

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

“Uma gota de água e uma gota de óleo”

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

Digitalização da história página a página:

História completa (texto):

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O desafio foi direcionado às turmas do 3º e 4º anos. Apresentou-se a página do projeto e realizou-se um debate sobre os objetivos e estrutura do trabalho a apresentar. Dividiram-se tarefas e os alunos pesquisaram sobre a informação a colocar na história, tal como, o ciclo da água, as causas ambientais provocadas pela poluição de óleo, a transformação do óleo nas unidades de tratamento, a utilização prática dos mesmos após a sua transformação. Também foram organizadas visitas de estudo à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos, ações de sensibilização e visitas de estudo. No âmbito dos conteúdos programáticos do Estudo do Meio, através de pesquisas online nas aulas de TIC e nos livros existentes na biblioteca escolar, foi aprofundado o conhecimento sobre as consequências ambientais da incorreta separação do óleo alimentar, das conservas e do azeite e sobre o tema dos biocombustíveis. Para além disso, foram realizados diversos trabalhos sobre o tema, de forma a desenvolver o pensamento critico na procura de soluções para os problemas ambientais que ameaçam o planeta.
No âmbito da Educação para a cidadania, os alunos refletiram sobre a pertinência de fazer chegar a toda a comunidade educativa a importância da correta separação do óleo alimentar. Assim, elaboraram um cartaz que foi afixado no portão principal da escola.
A construção da história, assim como a sua ilustração, foi feita através da técnica de Storytelling.
A história fala sobre uma gotinha que vivia num loureiro e que gostava muito de admirar as famílias felizes junto a um ribeiro. Mas, algo aconteceu e o ribeiro que outrora era transparente e cheio de animais ficou vazio e sujo. A gotinha de água e os seus novos amigos tentam descobrir e ensinar qual deverá ser o circuito da reciclagem e os produtos de transformação final dos óleos. Felizmente, nesta situação a história tem um final feliz.
Os materiais utilizados para a elaboração da ilustração foram lápis de cor, cera e canetas de filtro.
O produto final apresentado teve um trabalho de equipa de excelência: autonomamente, os alunos, dividiram-se em grupos de acordo com as suas competências, os que melhor desenhavam, pintavam e escreviam. Os alunos demonstraram muito empenho, criatividade e interesse na elaboração deste trabalho.

Autores:
3º e 4º anos

Idade dos alunos:
8,9,e 10 anos

COORDENAÇÃO

PARCERIA