Trabalhos 2023-2024

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

“Uma gota de água e uma gota de óleo”

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Digitalização da história página a página:

História completa (texto):

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Em grupo falamos sobre este desafio, vimos e ouvimos algumas histórias, editadas em livro, trabalhadas em anos anteriores com este mesmo projeto para o programa eco-escolas. Vimos também pequenos filmes sobre esta temática - a importância de reciclar o óleo alimentar e os perigos para o planeta quando isso não acontece.
Percebemos que Reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande importância, pois a capacidade poluente desse óleo é muito alta, desta forma ficamos a saber que não devemos deitar o óleo no ralo da pia, na sanita e nem misturar com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo, da atmosfera e do mar
Vimos que na nossa escolinha essa prática de recolha do óleo alimentar já é feita há muitos anos, através de um carrinho onde os papás e as mamãs podem deixar os óleos usados e que todos os meses uns senhores vêm buscar esse óleo usado para reciclar e levam-no num pote muito grande.
Fomos então inventar a nossa história, procurando ir de encontro à técnica Storytelling …
Primeiro, em grande grupo, fomos ver que personagens poderiam entrar, fizemos uma lista delas: a gota de água a gota de óleo; a D. Maria ; tartaruga; abelha; borboleta; cobra; bicho da seda; barata; caracol… etc… mas nem todos entraram;
Depois vimos que seria engraçado fazer uma história com rimas (e desta maneira vamos ajudar a criança no desenvolvimento da sua consciência Fonológica, tão importante nestas idades).
Descobrimos palavras que rimavam com: oleão, carrinha, besouro, abelhão, natureza, carapaça, cidade, etc.
Depois fomos desenvolver a história tendo em conta, por um lado, alguns dos personagens (que as crianças foram sugerindo) e, por outro lado, os ambientes/cenários combinados para o encontro das gotinhas. E nesta base, fomos procurando ajustar a mensagem de uma forma lúdica brincando com as palavras (encontrando formas de elas rimarem).
Depois fomos desenhar, com o grupo de 4 e 5 anos, que utilizaram caneta de feltro (marcadores), os personagens e elementos que poderiam sugerir nos ambientes onde decorria a história.
Com o grupo de 3 anos, recorrendo à técnica de aguarela fomos pintar, o suporte/base (folha de papel para aguarela, no formato A4) em que colamos os desenhos recortados, compondo assim a história em termos de imagem.

Autores:
A educadora Anabela Bruno com o Grupo da Sala 3 heterogénea

Idade dos alunos:
3, 4 e 5 anos

COORDENAÇÃO

PARCERIA