Trabalhos 2023-2024

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

“Uma gota de água e uma gota de óleo”

Arganil ( 1 trabalho )

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho: A tarefa de elaborar a história sobre esta temática foi um processo iniciado no cumprimento dos temas do Eco Escolas, em conexão com os objetivos a atingir na Estratégia Nacional de Educação para […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 1 trabalho )

Escola Básica de Esgueira (Aveiro)

Este trabalho envolveu todas as turmas do Pré Escolar e do 1º e 2º anos de escolaridade, num total de dez turmas, com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos. No âmbito do desafio proposto pela PRIO, abordando […]

Ver a página do trabalho aqui.

Benavente ( 1 trabalho )

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

A história foi escrita de forma colaborativa. Foram escolhidas as personagens e o espaço da ação . Antes de iniciar a escrita do texto os alunos apresentaram as suas ideias e depois deu-se inicio à escrita onde todos colaboraram. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Câmara de Lobos ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

O desafio foi direcionado às turmas do 3º e 4º anos. Apresentou-se a página do projeto e realizou-se um debate sobre os objetivos e estrutura do trabalho a apresentar. Dividiram-se tarefas e os alunos pesquisaram sobre a informação a colocar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 1 trabalho )

Escola EB/JI de Manique de Baixo (Cascais)

Com o intuito de envolver a escola na iniciativa lançada pela prio, ficou decidido que as turmas do quarto ano ficariam responsáveis pelo projeto, com o compromisso de contar a história a todas as turmas da escola. Para sensibilizar as […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 1 trabalho )

Escola EB1 de Sargento Mor (Coimbra)

Apresentação do projeto na página Ecoescolas; escolha das personagens e construção em grande grupo da história; seleção das páginas para a ilustração individual. Experiências com água e óleo; pesquisas sobre a reciclagem do óleo e utilizações após reciclagem. Consultas em […]

Ver a página do trabalho aqui.

Espinho ( 1 trabalho )

Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)

Para a concretização deste projeto, partimos de uma oficina de escrita de forma a elaborar o texto coletivo, cujas personagens principais são a gota de água e a gota de óleo. Esta é uma prática educativa rica que integra o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )

Escola EB Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

O tema relativo à poluição das águas com óleo alimentar (e outros) foi apresentado aos alunos de uma forma lúdica,de acordo com as suas faixas etárias. Os alunos foram desafiados a desenvolver um projeto de construção e ilustração de uma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Para a elaboração do projeto, foram seguidas várias etapas metodológicas. Primeiramente, foram explorados os conceitos fundamentais de reciclagem, resíduos, energias renováveis e não renováveis, biocombustíveis e o ciclo urbano da água. Estas temáticas foram abordadas através de ações de sensibilização […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gavião ( 1 trabalho )

Escola Básica de Gavião (Gavião)

Os alunos da turma do 3º ano da Escola Básica e Secundária de Gavião ficaram a conhecer o regulamento do projeto “Uma gota de água e uma gota de óleo” e foram desafiados a construir e a ilustrar uma história. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 1 trabalho )

Escola EB/JI Pinheiro d'Além (Gondomar)

Este desafio teve início há alguns meses e foram os próprios alunos que escolheram este tema, porque acharam que era um tema que ainda não dominavam e tinham muitas dúvidas. Iniciou-se o desafio com um diálogo sobre o tema, a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 2 trabalhos )

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

"Uma Gota de Água e uma Gota de Óleo" Colégio Conciliar de Maria Imaculada Eco-Escolas Fomos desafiados a participar numa atividade Eco-Escolas e para isso realizámos um livro com o título: “Uma Gota de Água e uma Gota de Óleo”. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)

O presente trabalho envolveu os 24 alunos da turma 2º A do Jardim-Escola João de Deus de Leiria, com idades compreendidas entre os 7 e 8 anos de idade. No âmbito do projeto “Uma gota de água e uma gota […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )

Redbridge School (Lisboa)

No âmbito da disciplina do Estudo do meio, onde se inclui o tema da poluição e energias renováveis, foram realizadas as seguintes atividades: - Experiência com água e óleo; - Identificação de soluções para o óleo alimentar usado; - Estudo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 2 trabalhos )

Associação O Saltarico (Loures)

Foi imaginada a história de duas gotas que se encontram, por acaso. A gota de óleo precisa de ir para o local adequado, e são as crianças que ensinam a colocar o óleo no oleão. Cada sala ilustrou uma página […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)

Memória descritiva: Materiais utilizados: Recortes de desenhos elaborados pelas crianças; Cola UHU de bastão (para colagem dos papeis); cartão de um bloco A4 de papel cavalinho. Procedimento: O primeiro passo passou pela observação no painel interativo da sala, imagens de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 1 trabalho )

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Benefícios do Projeto Desenvolvimento de Habilidades Linguísticas e Criativas: As crianças praticam a escrita criativa e a expressão artística. Trabalho em Equipa: Promove a colaboração e a comunicação entre os alunos de diferentes anos. Valorização: Os alunos sentem-se valorizados por […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mealhada ( 1 trabalho )

Centro Escolar do Luso (Mealhada)

A coordenadora do projeto eco-escolas começou por apresentar a proposta à turma L-4A, que prontamente aderiu. Divulgou uma apresentação que elaborou para sintetizar a informação sobre o tema proposto a partir da informação recolhida nas plataformas eco-escolas, Prio e noutros […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mesão Frio ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade (Mesão Frio)

Realizaram-se diversas pesquisas sobre a poluição do óleo na água e como resolver essa situação. De seguida os alunos, com a orientação dos professores, foram construindo a história nas suas diversas fases. Por fim os alunos ilustraram as diferentes partes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 1 trabalho )

Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 4ºO da Escola Básica Veiga Ferreira que desenvolveu, ao longo do segundo semestre, o tema «Economia circular» no âmbito do projeto Eco-Escolas, nomeadamente as questões da reciclagem e da geração verdão. Questões […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )

Colégio Monte Flor (Oeiras)

No âmbito do projeto Eco-Escolas, a turma do 4ºano, preocupada com a temática do Mar e da sua sustentabilidade, decidiu participar no Concurso “Uma gota de água, uma gota de óleo” – história coletiva, um desafio promovido pela PRIO. Apresentado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )

Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis)

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promoveu nas escolas o workshop cujo nome é "Uma gota de água, uma gota de óleo". As crianças trouxeram óleo usado de casa e a formadora da C.M. OAZ trouxe os restantes ingredientes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourém ( 1 trabalho )

Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira (Ourém)

O nosso objetivo principal foi sensibilizar as crianças para os aspetos nocivos do óleo no meio ambiente para a fauna e flora e sobre a importância de preservar a água limpa. Através de pesquisas online visualizámos vídeos e imagens de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peniche ( 1 trabalho )

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Esta história foi realizada no âmbito do estudo da separação dos resíduos domésticos. Foram discutidas diversas possibilidades relativamente ao local onde devemos colocá-lo, porque efetivamente existem ainda muitas dúvidas. Os alunos ficaram mais esclarecidos relativamente a esta situação e todos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta do Sol ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

No âmbito do projeto: “Escrita Criativa” desenvolvido pela turma e inerente à disciplina de Português, surgiu a ideia de participar nesta atividade ligada ao Projeto Eco Escolas, tão trabalhado pela turma, podendo assim laborar diversos conteúdos alusivos a diversas disciplinas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 1 trabalho )

Grande Colégio Universal (Porto)

A participação neste projeto surge no âmbito do projeto Eco Escolas e integra dimensões da Educação Ambiental, segundo a qual as crianças são consciencializadas da urgência do Desenvolvimento Sustentável. O trabalho realizado permitiu a aprendizagem e um aprofundamento dos conteúdos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Lanhoso ( 1 trabalho )

Escola Básica do Ave (Póvoa de Lanhoso)

Lançado o desafio logo no início do ano aos diferentes departamentos e clubes/projetos em funcionamento no/a Escola / Agrupamento, decidiu-se trabalhar em articulação com o Clube Ciência Viva, envolvendo o 1ºciclo. Parilhado o "espaço" para a história coletiva/partilhada no Google […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Cruz ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE e Creche de Santa Cruz (Santa Cruz)

1. Pesquisas em livros sobre tipos de óleo e seus usos; 2. Pesquisa no computador sobre as funcionalidades do oleão; 3. Escrita de mão em mão com as três turmas dos 2ºs anos de escolaridade, em horário de enriquecimento curricular, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 1 trabalho )

Escola Básica da Ribeira (Santo Tirso)

Recolha de óleos alimentares usados, por parte das crianças da turma do Pré-Escolar, em colaboração com os pais. Estes óleos foram depositados no recipiente próprio da PRIO, com o objetivo de dar-lhes uma nova vida. Este trabalho teve como objetivo, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 1 trabalho )

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

O desenvolvimento deste projeto implicou, em todas as fases do processo, a participação ativa dos alunos envolvidos, identificou e aproveitou todas as suas capacidades, potenciou todas as possibilidades de mudança inerentes a este género de intervenções pedagógicas. Outro aspeto privilegiado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 1 trabalho )

Escola EB1/JI de Casal do Cotão (Sintra)

Após explorar o que a maioria dos pais faz em casa, quando já não usam o óleo alimentar, foi proposto pela professora, que todos em casa fizessem uma pesquisa para entender o que acontecia ao óleo quando deitado pelos canos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 1 trabalho )

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Em grupo falamos sobre este desafio, vimos e ouvimos algumas histórias, editadas em livro, trabalhadas em anos anteriores com este mesmo projeto para o programa eco-escolas. Vimos também pequenos filmes sobre esta temática - a importância de reciclar o óleo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 2 trabalhos )

Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)

PROJETO: “Uma gota água e uma gota de óleo” DATA INÍCIO:07/05/2024 GRUPO: Sala 3 e 4 anos do Jardim de Infância da EB Carlos Bernardes O que queremos saber: O Óleo é prejudical? O que já sabemos: Usamos óleo para […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

A elaboração desta história partiu da necessidade de encontrarmos a melhor forma de “cativar”, encontrar soluções e alertar, todos os que nos rodeiam, para a reciclagem do óleo alimentar contribuindo para um Mundo melhor, mais sustentável e sempre ao alcance […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )

Escola EB de Castelões (Vila Nova de Famalicão)

Para a elaboração da atividade proposta, foi utilizada uma metodologia que combina técnicas de Storytelling Colaborativo e Ilustração Coletiva, promovendo a participação ativa de todos os alunos e o desenvolvimento de atividades criativas e colaborativas. Etapas da metodologia 1. Introdução […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 3 trabalhos )

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, durante as aulas de Português a turma trabalhou a obra literária "A menina gotinha de água" de Papiniano Carlos. Esta temática foi também trabalhada nas aulas de Estudo do Meio, aquando da abordagem […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

O coordenador do Eco-Escolas do nosso colégio, desafiou a turma do 4.º A, a elaborarem uma história sobre a temática da poluição das águas com óleo alimentar (e outros). O tema foi apresentado à turma e os alunos ficaram entusiasmados […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Este desafio teve início com um diálogo sobre a identificação dos diferentes tipos de resíduos e a forma como os devemos separar. Através da partilha de experiências pessoais dos alunos, foi possível perceber o seu grau de conhecimento relativamente ao […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Poiares ( 1 trabalho )

Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)

Numa primeira fase, fez-se a leitura coletiva e interpretação da história: "A menina gotinha de água", de Papiniano Carlos. Observaram-se os diferentes estados da água com a realização de experiências com a água. De seguida fez-se também uma experiência de […]

Ver a página do trabalho aqui.

COORDENAÇÃO

PARCERIA