Trabalhos 2022-2023

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

“Uma gota de água e uma gota de óleo”

Escola EB1/JI Agualva Nº2 (Sintra)

Digitalização da história página a página:

História completa (texto):

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Para preparar e inspirar a elaboração da história contámos com as ações de educação e sensibilização ambiental promovidas pelas Técnicas do SMAS, bem como, com as atividades e temáticas desenvolvido no âmbito do currículo, nomeadamente no Estudo do Meio e na Cidadania e Desenvolvimento. Também as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Eco Escolas, como a separação dos lixos, o controlo dos consumos de energia elétrica e água, as brigadas de limpeza contribuíram para a partilha e debate sobre os temas de sustentabilidade e redução da pegada ecológica.
A informação do concurso foi exposta no painel informativo do projeto Eco Escolas, que existe no polivalente da escola e junto das turmas do 4º ano foram entregues as regras do projeto, para que os alunos nas Assembleia semanais de Turma discutissem e decidissem pela participação.
As três turmas aceitaram o desafio e iniciaram-se pesquisas coletivas nas salas de aula e outras individuais, como tarefa de casa. Também foram realizadas algumas experiências, visualizaram-se vídeos informativos sobre o tratamento de águas nas ETAR e o efeito nocivos dos óleos quando lançados/despejados na natureza.
Os alunos já estavam conscientes da importância da colocação dos óleos alimentares no Oleão, em todos os bairros existem estes depósitos. Organizaram-se pequenos debates nas salas de aula para discutir o tema e pensar em formas de levar as famílias a otimizar a utilização do Oleão. As turmas refletiram e partilharam ideias sobre os perigos dos óleos para o ambiente e fizeram pequenos folhetos para entregarem às famílias.
Estes folhetos não foram apenas sobre os óleos, mas também sobre a poupança de água e energia elétrica, temas que também estiveram em discussão nas turmas do 1º ciclo da escola. Houve a partilha de informações entre as turmas e a fixação de informações em painéis dos espaços comuns da escola.
Na construção da história utilizou-se uma metodologia colaborativa, com elaboração da história por etapas, rodando entre as três turmas do 4º ano. Após a elaboração e revisão final da história os alunos das turmas organizaram-se para a elaboração das ilustrações, que depois foram introduzidas ao longo da história.
Ao longo de três semanas, em aulas de português, expressões artísticas e TIC a história foi ganhando estrutura, sempre com momentos coletivos de partilha de ideias e sugestões. As ilustrações foram pensadas em articulação entre os alunos das três turmas. No final, cada turma verificou o trabalho final e deu a sua aprovação.
Todo este processo possibilitou a troca de ideias entre as turmas, promoveu a reflexão individual e coletiva sobre o tema e ajudou também a divulgar junto das famílias a importância da utilização do Oleão, que existe na maioria dos ecopontos da freguesia.

Autores:
Alunos 4º ano

Idade dos alunos:
10-11 anos

COORDENAÇÃO

PARCERIA