Trabalhos 2022-2023
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
“Uma gota de água e uma gota de óleo”
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Digitalização da história página a página:
História completa (texto):
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
A tarefa de elaborar a história sobre esta temática não foi um processo iniciado neste momento, ou seja, a separação dos lixos, o reaproveitamento e a redução da pegada ecológica, são temas que vêm sendo trabalhados desde o 1º ano, tanto no âmbito do projeto Eco Escolas como no âmbito do currículo, nomeadamente no Estudo do Meio e na Cidadania e Desenvolvimento.
Para preparação ou inspiração para a história contámos com a presença da engª do ambiente do município de Arganil que abordou a temática do problema dos óleos de cozinha usados. Consultaram-se as regras do projeto na plataforma do Eco Escolas, realizaram-se pesquisas coletivas na sala de aula e outras individuais como tarefa de casa.
Observaram-se imagens, notícias e informações sobre o tratamento de águas nas ETAR, concluindo-se que os óleos e outras gorduras deitadas na sanita ou no ralo do lava-louça, são os que mais dificultam esse processo.
Organizou-se um debate na sala de aula para discutir o assunto e apresentar propostas de resolução deste problema. O melhor é colocar os óleos alimentares no Oleão, foi a conclusão unanime, no final.
Foram elaborados folhetos informativos tendo cada aluno levados três para casa para distribuir pela família e amigos, tarefa que foi um enorme sucesso face aos resultados obtidos na recolha.
Cada aluno, individualmente, como tarefa de casa redigiu uma história sob a temática “Uma gota de água e uma gota de óleo”. Na escola, todas as histórias foram lidas em voz alta. Posteriormente, na modalidade de Storytelling Colaborativo que se processou em cerca de 5 aulas de Português, Expressões Artísticas e TIC, foi-se construindo a história com sugestões dadas na hora e com aproveitamento de algumas partes consideradas mais interessantes nas histórias produzidas em casa. As ilustrações foram sendo feitas à medida que a história avançava e, no final elegeram-se as melhores.
Este processo proporcionou à turma uma boa reflexão sobre o assunto e parece estar a ajudar à tomada de consciência, por parte dos familiares dos alunos e ao cuidado em colocar os óleos alimentares no Oleão, processo que já está implementado na nossa escola há vários anos.
Idade dos alunos:
9 e 10 anos