Trabalhos 2022-2023
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
“Uma gota de água e uma gota de óleo”
Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)
Digitalização da história página a página:
História completa (texto):
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em Biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável, incluímos este tema no currículo. Deste modo, utilizámos o projeto de autonomia e flexibilidade curricular para, através dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), abordar transversalmente esta temática. Neste sentido, foram escolhidos os temas “água”, “resíduos”, “energia” e “Poluição” a serem implementados neste ano letivo por diferentes turmas do 1º ciclo. Esta metodologia de trabalho permitiu envolver ativamente toda a comunidade escolar nas questões ambientais.
Como ponto de partida e de forma a contextualizar a temática, explorámos os conceitos de reciclagem, resíduos, energias renováveis/não renováveis, biocombustíveis, ciclo urbano da água e foram realizadas algumas ações de informação/sensibilização com os alunos, nomeadamente “O cidadão e os resíduos sólidos urbanos”, “Água: um passaporte para a vida”, bem como as atividades lúdico- pedagógicas “Gotinha Saltitona” e “Funchal Sustentável”, promovidas pela Divisão do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal. Também foram organizadas visitas de estudo à Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos.
Decorrente das ações de sensibilização e visitas de estudo supramencionadas, no âmbito dos conteúdos programáticos do Estudo do Meio, através de pesquisas online nas aulas de TIC e nos livros existentes na biblioteca escolar, foi aprofundado o conhecimento sobre as consequências ambientais da incorreta separação do óleo alimentar, das conservas e do azeite e sobre o tema dos biocombustíveis. Para além disso, foram realizados diversos trabalhos sobre o tema, de forma a desenvolver o pensamento critico na procura de soluções para os problemas ambientais que ameaçam o planeta.
No âmbito da Educação para a cidadania, os alunos refletiram sobre a pertinência de fazer chegar a toda a comunidade educativa a importância da correta separação do óleo alimentar. Assim, elaboraram um cartaz que foi afixado na vitrine do portão principal da escola.
O desafio PRIO “uma gota de água e uma gota de óleo” foi proposto aos alunos que aceitaram participar com agrado. Deste modo, recorremos à técnica Storyteelling Colaborativo na qual participaram os alunos dos 3º e 4º anos, perfazendo um total de 52 participantes. A turma 3º A iniciou a história, seguindo-se a colaboração da turma 4º A e a finalização pela turma 4º B. Uma vez que vivemos numa ilha que apresenta uma grande diversidade biológica, optámos por dar vida a animais que vivem na Floresta Laurissilva, nomeadamente a coruja-das-torres (Tyto alba schmitzi) e o Pombo-torcaz.
No que concerne à ilustração, participaram doze alunos do 4º ano de escolaridade, nas aulas do clube Eco-Escolas.
Idade dos alunos:
8, 9 e 10 anos