Trabalhos 2021-2022

Teatro de Fantoches (JI e 1º ciclo)

“O Oleão Chegou ao Bairro”

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Guião:

Fotografias dos fantoches:

Fotografias do cenário:

Memória descritiva:
1. INTERVENIENTES
O trabalho apresentado foi realizado pelas turmas do 4ºA da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolveu, ao longo do ano, o tema «Alimentação» no âmbito do projeto Eco-Escolas, nomeadamente o reaproveitamento dos alimentos e a reciclagem de resíduos, nomeadamente os óleos usados.
2. COMO SURGIU A IDEIA
Questões como os vários tipos de biocombustíveis e suas vantagens foram o ponto de partida para o trabalho que se seguiu pois os alunos ficaram a saber que do óleo usado se podem produzir biocombustíveis.
E, assim, ficaram também a conhecer o impacto negativo para o ambiente da deposição dos óleos usados na sanita, no lava-loiças ou vertido no solo.
Esta temática sensibilizou-os de tal modo que foi feito o levantamento dos número de oleões existentes na localidade ou, pelo menos, no perímetro urbano da vila. O Município disponibilizou alguma informação e comprometeu-se a divulgar na sua página oficial os locais onde se encontram, sendo dada esta informação aos pais de todos os alunos da escola.
Neste momento, os alunos já colocam o óleo usado em garrafas e vã, depois, colocá-lo nos oleões existentes ou trazem para a escola sendo depois recolhido pela Câmara Municipal. Também sabem que podem colocar essas garrafas no lixo comum pois será feita posteriormente a respetiva triagem.
3. RECOLHA DA INFORMAÇÃO
Procedeu-se, de seguida, à recolha de toda a informação disponível relativamente ao problema ambiental dos óleos usados e ao processo de produção dos biocombustíveis, com recurso a:
• Bibliografia requisitada na biblioteca municipal
• Pesquisas na internet
• Visionamento de vídeos
Assim, a partir da informação recolhida, foi elaborado um conjunto de diapositivos em powerpoint pela turma envolvida e com a ajuda da docente de informática e que foi, de seguida, apresentado e explorado por todas as turmas da escola com vista à sua sensibilização, sendo elaborado um folheto informativo para esse efeito.
Tivemos, ainda, a preciosa colaboração da engª do ambiente da Câmara Municipal também deu uma ajuda pois deslocou-se à escola onde deu uma palestra acerca dos benefícios da reciclagem dos óleos usados com realização de experiências de óleo usado misturado em água.
4. O TRABALHO APRESENTADO
Envolvimento dos alunos
A professora colocou o desafio à turma e foi elaborada uma história coletiva para ser encenada com recurso a fantoches representativos dos personagens.
O passo seguinte foi a escrita do texto em formato word, o que aconteceu em algumas aulas de informática com o apoio da respetiva docente.
De seguida, passou-se à construção dos personagens e dos cenários, trabalho que envolveu bastante os alunos no recorte, pintura, colagem e montagem final.
Materiais utilizados
- Televisor velho
- Cartão, cartolina, papel de lustro
- Lãs, botões e tecidos
- Cola líquida, cola quente
- Pedaços de madeira e esferovite
- Arame, palitos
- Lápis de cor e de feltro
Resumo da peça
A Susana vai ao parque com o pai e depara-se com um novo recipiente, cor de laranja, e não sabe o que é. Pergunta ao pai mas este também não sabe e sugere que no dia seguinte questione a professora. Esta faz uma pequena abordagem e propõe a vinda da Sra Engenheira do Ambiente da Câmara Municipal. O grande dia da entrevista chega e os alunos estão eufóricos pois as perguntas não acabam. Ficam muito surpreendidos com os danos para o ambiente dos óleos usados. No final sugerem a elaboração de desdobráveis, de colóquios, de um, site para angariar fundos para a compra de mais oleões, para que a população em geral fique informada e faça a recolha.
Tudo corre bem e a vila da Amora passa a ser reconhecida como um exemplo de boa conduta, sendo o chavão de todas as famílias “No lava loiça, na pia, no chão NÃO, óleos usados só no Oleão”.
PERSONAGENS
Susana
Pai
Professora
Engenheira do Ambiente
Colegas: Rita, Raquel, Lucas, Simão, João e José

COORDENAÇÃO

PARCERIA