Trabalhos 2021-2022
Teatro de Fantoches (JI e 1º ciclo)
“O Oleão Chegou ao Bairro”
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Guião:
Fotografias dos fantoches:
Fotografias do cenário:
Memória descritiva:
Memória descritiva:
A concretização deste desafio Prio, em parceria com o Programa Eco-Escolas, resultou do trabalho coletivo dos alunos da turma D do Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal. São alunos portadores de deficiência (trissomia 21, espectro do autismo, atraso global de desenvolvimento) que, em termos de escolaridade, se encontram ao nível do Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1º ano).
Este desafio foi desenvolvido em cinco fases:
1ª- Motivação – Jogo “Treinar para bem usar” - Duas sessões práticas de separação dos resíduos sólidos (além das que foram regularmente desenvolvidas ao longo do ano letivo);
2ª- Construção dos fantoches - Recriação (em miniatura) dos vários ecopontos, com base nos contentores usados na atividade prática atrás referida. As técnicas utilizadas foram: pintura com lápis de cor e tintas (pincel e esponja), recorte e colagem.
3ª- Guião - Criação de uma pequena história em que as personagens são os ecopontos construídos, com recurso à técnica de texto coletivo.
4ª- Cenário - Construção gráfica do cenário onde decorre a ação da história. Trabalho coletivo, com recurso à pintura com guache sobre cartolina, em formato A3, e colagem de pequenos elementos, previamente pintados com lápis de cor e recortados.
5ª- Peça de teatro - Apresentação da história em teatro de fantoches às várias turmas da escola.
As estratégias adotadas para a concretização do desafio revelaram-se muito apropriadas. A vertente lúdica que caracterizou uma parte significativa das atividades que compuseram este desafio, bem como o destaque que foi dado à área da Expressão Plástica, fizeram com que este tenha sido muito bem sucedido, com participação ativa e entusiástica por parte dos alunos.