Trabalhos 2021-2022
Jogo Físico ou Digital (secundário, profissional e superior)
“Dos resíduos ao posto (de combustível) do Futuro”
Escola Secundária de Sampaio (Sesimbra)
Nome do jogo:
Biocity
As regras do jogo:
Até 10 fotos das peças, tabuleiro, de todos os constituintes do jogo:
Memória descritiva:
O projeto apresentado tornou-se um desafio! Abordamos as temáticas da separação de resíduos no âmbito do "Desafios 2021/2022, Energia do Futuro", através de um jogo de tabuleiro.
Numa primeira fase foi realizado um brainstorming, surgindo diversas ideias sobre o jogo a desenvolver. As ideias envolvidas encontravam-se relacionadas sobre a elaboração física ou digital do tabuleiro do jogo. Porém, face à limitação do tempo, foram retiradas algumas das ideias pouco viáveis. Decidiu-se realizar o jogo em tabuleiro físico que permitisse alertar para a importância da produção de biocombustíveis a partir de resíduos. Fez-se inicialmente um esboço da ideia, esquematizando o que se pretendia simular, tendo em mente sempre qual o objetivo principal. Seguidamente, fez-se um levantamento de materiais necessários. Continuamente houve toda uma pesquisa e seleção de imagens, conteúdos, referências de outros jogos que permitissem transmitir a informação pretendida. Após esta fase, iniciou-se a fase de produção. Elaborou-se o tabuleiro assim como as cartas de jogo utilizando-se várias técnicas de edição de imagem com recurso a um portátil.
Também utilizou-se massa de moldar de modo a criar as peças do jogo. Esta opção de materiais prendeu-se com a familiaridade que todos têm com tais ferramentas. Face ao escasso tempo disponível, procedeu-se à montagem final do jogo dentro das possibilidades disponíveis. Todo o trabalho foi realizado em sala de aula, nas aulas de química de 12ºano. O resultado foi bastante positivo, tendo todos estado envolvidos com aprendizagens significativas. O produto final poderia ser mais trabalhado, mas deixaria de ser algo realizado por alunos do ensino secundário.