Trabalhos 2020-2021

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Inês Filipa Santos Simão e Turma do 4ºA

Idade dos alunos:
9 - 10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 4ºA da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolveu, ao longo do segundo período, o tema «Economia circular» no âmbito do projeto Eco-Escolas, nomeadamente as questões da reciclagem e da geração verdão.
Com a suspensão das aulas em regime presencial, durante os meses de fevereiro e março, decidiu-se continuar o projeto já iniciado, até pelas aprendizagens e sensibilização que o tema poderia provocar nos alunos.
Questões como os vários tipos de biocombustíveis e suas vantagens foram o ponto de partida para o trabalho que se seguiu pois os alunos ficaram a saber que do óleo usado se podem produzir biocombustíveis.
E, assim, ficaram também a conhecer o impacto negativo para o ambiente da deposição dos óleos usados na sanita, no lava-loiças ou vertido no solo.
Esta temática sensibilizou-os de tal modo que se enviou um mail ao vereador do ambiente da Câmara municipal pedindo informações sobre a existência ou não de oleões no concelho ou, pelo menos, no perímetro urbano da vila. Com este contacto, o Município disponibilizou alguma informação e comprometeu-se a colocar seis novos oleões, sendo dada esta informação aos pais de todos os alunos da escola.
Neste momento, os alunos já colocam o óleo usado em garrafas e vã, depois, colocá-lo nos oleões existentes ou trazem para a escola sendo depois recolhido pela Câmara Municipal. Também sabem que podem colocar essas garrafas no lixo comum pois será feita posteriormente a respetiva triagem.
Procedeu-se, de seguida, à recolha de toda a informação disponível relativamente ao problema ambiental dos óleos usados e ao processo de produção dos biocombustíveis, com recurso a:
• Bibliografia requisitada na biblioteca municipal
• Pesquisas na internet
• Visionamento de vídeos
Assim, a partir da informação recolhida, foi elaborado um conjunto de diapositivos em powerpoint pela turma envolvida e com a ajuda da docente de informática e que foi, de seguida, apresentado e explorado por quatro turmas da escola com vista à sua sensibilização.
A engª do ambiente da Câmara Municipal também deu uma ajuda pois deslocou-se à escola onde deu uma palestra acerca dos benefícios da reciclagem dos óleos usados.
A professora colocou o desafio à turma e surgiram várias histórias. De seguida, depois de lidas, foi selecionada uma delas que, coletivamente foi melhorada com os contributos de todos os alunos.
O passo seguinte foi a escrita do texto em formato word, o que aconteceu em algumas aulas de informática com o apoio da respetiva docente.
De seguida, passou-se à paginação do livro, processo que contou com o apoio de um outro professor. E as ilustrações?
Escolheram-se as páginas com excertos da história e convidaram-se vários alunos para as ilustrarem. Agora é só digitalizá-las e a nossa história está pronta para ser impressa e oferecida a cada um dos alunos da escola.
Sim! Porque queremos partilhar esta temática com todos porque, nós, já aprendemos bastante com este trabalho. Agora já sabemos que até os óleos alimentares usados podem ser reciclados e reaproveitados.
Agora vamos enviar-vos a nossa história.
Esperamos que gostem! Já sabem, reciclem os óleos alimentares usados, para bem do ambiente e do nosso planeta.

COORDENAÇÃO

PARCERIA