Trabalhos 2020-2021
Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)
Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
13-14 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
A participação no Concurso “O Oleão Chegou ao Bairro” é a resposta a mais um dos muitos desafios lançados pelo Programa Eco-Escolas
Como se tratava de um tema demasiado relevante para ser descurado e, além disso, muito pouco conhecido na nossa comunidade educativa, decidimos, em reunião de conselho de turma, incorporá-lo num projeto interdisciplinar das turmas de 7.º ano, a que demos o nome “O Oleão Chegou Aqui…”.
Assim, o nosso projeto apresentou duas vertentes: a participação no Concurso “O Oleão Chegou ao Bairro”e a dinamização de uma campanha de sensibilização e recolha de óleos alimentares usados, contemplando a elaboração de folhetos e cartazes informativos sobre a temática e a construção de um oleão, que seria utilizado na campanha de recolha.
O projeto foi extensível às três turmas de sétimo ano da escola e contou com a colaboração de todos os professores das diferentes disciplinas.
Relativamente ao Concurso, inicialmente, começamos por idealizar três trabalhos distintos, um para cada turma. Contudo, o conturbado período pandémico vivenciado atualmente, levou-nos a mais uma reinvenção e concluímos que só seria possível criar para este projeto uma única história contada em forma de banda desenhada. Não quisemos selecionar uma turma e decidimos trabalhar ainda mais de forma colaborativa. Assim, o produto final aqui apresentado é, não só o resultado de um trabalho interdisciplinar, mas também inter-turmas. Não foi, com toda a certeza, uma articulação fácil. Mas a vontade e o ensejo falaram mais alto e conseguimos levar o nosso projeto a bom porto.
Num primeiro momento, foi necessário, sensibilizar ainda mais, informando os alunos sobre a temática do concurso. Por isso, as turmas, sob a orientação da professora de Ciências Naturais, a professora Paula Lemos, começaram por assistir ao workshop “Resíduos a Energia do Futuro”, dinamizado pelo Programa Eco-Escolas em parceria com a Prio, no qual foi feita a distinção entre biocombustíveis convencionais e biocombustíveis avançados. Foram identificados os resíduos que podem ser utilizados para a produção de biocombustíveis avançados, nomeadamente os óleos alimentares usados, e foram explanadas as metas estabelecidas pela Diretiva Europeia das Energias Renováveis (RED II). E o âmbito da disciplina de Oficina das Ciências, a professora da disciplina dinamizou a atividade “Eco-Notícias: Energias Renováveis”, na qual os alunos das três turmas formam convidados a recolherem notícias atuais, de preferência de 2021, sobre a temática, que depois de lidas e discutidas foram afixadas no placard existente na sala de cada turma.
Passou-se, então, à fase da criação da história. Todas as turmas trabalharam em conjunto e o produto final é o resultado de uma idealização coletiva.
Depois da história imaginada e redigida, tarefa dinamizada sob a supervisão da professora de português das três turmas, a professora Elisabete Gomes, passou-se à fase da ilustração, agora sob a orientação do professor de Educação Visual, professor António Santos.
As personagens da nossa história foram idealizadas por alunos de turmas muito distintas, mas o produto final não reflete essa separação, muito pelo contrário, nunca o colaborativíssimo e a união foram tão visíveis. Houve, ao longo de todo o processo de criação, respeito pelo trabalho de todos, desde a idealização, até à concretização.
A personagem “Oleão” acabou por ser a mais acarinhada por todos e, por isso, já faz já parte do nosso imaginário! Esta personagem, assim como as “frases” e a “música” da nossa história, integrarão a segunda parte do nosso projeto DAC (o Oleão está ser desenhado no próprio recipiente que será utilizado na campanha e as frases/música integrarão os folhetos e os cartazes).
A nossa história, apesar de simples, transmite uma mensagem premente de uma forma criativa e apelativa, evidenciando o poder da união e criatividade, pondo em prática os versos do poeta universal Fernando Pessoa, “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, “Tudo vale a pena/se a alma não é pequena”! Todos juntos em prol de um mundo melhor, de um mundo mais saudável e sustentável!