Trabalhos 2019-2020
Vídeo-Campanha (secundário, profissional e superior)
Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
Vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Idade dos alunos:
16 a 18 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Este projeto teve como objetivo a criação de um vídeo sobre “Biocombustíveis na economia circular” do concurso da Prio.
Face a ser um tema da atualidade, a nossa equipa decidiu criar uma temática estilística sobre um mundo destruído e vibração dos anos 80. De forma a ter um impacto em quem assiste, decidimos começar por mostrar uma sala totalmente abandonada e degradada de forma a passar a imagem do tal mundo destruído. Para a criação desta sala utilizamos técnicas de modelação 3D, o software usado foi o Blender. A câmara vai se movimentando da direita para esquerda enquanto mostra o fundo e a televisão de forma lateral. Após esta movimentação, surge um corte seco que corta para a vista de frente da TV, onde a câmara vai se aproximando da tela e começa-se a ver umas falhas de imagem de forma a passar a ideia de que um vídeo ou algo do tipo está a ser reproduzido.
Entretanto, após outro corte seco, inicia-se a ideia estilística dos anos 80. Começando por as típicas falhas de imagem das cassetes das videocassetes. Para criar estas falhas digitalmente recorremos ao software de edição de vídeo não-linear, Adobe Premiere Pro. Para não deixar só as falhas, introduzimos efeitos de som para criar mais realismo, estes efeitos de som são livres de direitos autorais e podem ser usados sem a necessidade de dar crédito ao autor.
Logo de seguida aparece a introdução ao título do assunto que estamos a tratar, desta maneira damos a perceber do que se trata o vídeo. Esta introdução foi feita com o software Adobe After Effects. Como a nossa ideia era dar uma vibração dos anos 80, usamos um estilo de letra e degradê inspirado naquela altura. De modo a dar complexidade à cena, criamos uma forma, mais propriamente, um retângulo em que tem um brilho e um desfoque que passa o estilo que nós queremos. O fundo em que tem a grelha colorida teve a opacidade diminuída nas pontas. Para tudo isto não ficar aborrecido, criámos várias animações, assim fica tudo mais animado. Utilizamos uma música, estilo anos 80 para passar a melhor sensação possível de que estamos naquela época, esta música é gratuita para usar, mas tivemos que colocar crédito, ou seja, quando a animação seguinte começa, por uns poucos segundos, aparece o crédito necessário.
A animação começa, esta foi criada no software Adobe After Effects. Os vetores da animação foram produzidos por nós, para isso utilizamos os softwares Adobe Illustrator e Affinity Designer. Como o tema é sobre biocombustíveis, decidimos criar um fogão e uma frigideira onde aparece umas linhas com curvaturas dando a entender que o óleo está a ferver. Posteriormente surge a depositação do óleo no recipiente, neste caso em uma garrafa. Depois temos um corte para uma cena onde apelamos ao uso do oleão. Após a colocação do recipiente no oleão, vem um corte seco onde mostra os óleos utilizados a serem transportados para a fábrica. Neste momento apresentamos a fábrica de reciclagem de óleos e como o óleo que foi utilizado vira biocombustível. Para demonstrar como o biocombustível pode ser usado, decidimos mostrar o seu transporte para as bombas de combustível ecológico. Já nas bombas, o fundo começa a ficar desfocado, mas nota-se que um carro vai abastecer. No final da animação, apresentamos uma síntese que mostra o que significa a economia circular e como a reutilização de óleos pode ajudar o nosso planeta. Esta animação foi totalmente narrada, para dar uma ideia mais retro, recorremos à edição da voz com o software Adobe Audition. Alteramos frequências da gravação de forma a deixá-la com um parecer antigo.
Ao acabar a animação, voltamos ao cenário que pretendemos transmitir a ideia de algo chocante. Mais uma vez, foi utilizado o software Blender para a criação desta cena. As partes do nosso vídeo que contém animação 3D, foram editadas também no Adobe Premiere Pro. Utilizamos correção de cor para dar um efeito muito mais dramático e triste, daí a presença de um azul frio. A televisão com o ruído estático também transmite algum vazio e arrependimento, isto dá-se ao facto de duas pessoas da nossa equipa estarem a ter um diálogo em que falam que se tivessem dado ouvidos à animação, o planeta estaria melhor. O diálogo dos personagens foi editado no Adobe Audition. A utilização de reverberação propaga a ideia de que ambos os personagens estão em uma sala vazia, a mesma que aparece a televisão. Para enfatizar estas partes, utilizamos uma música impactante sem direitos de autor e efeitos de som de chuva.