Trabalhos 2019-2020
Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)
Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)
Digitalização da história página a página:
História completa:
									Idade dos alunos:
									11 - 12 anos                                
									Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
									MEMÓRIA DESCRITIVA - Desafio - “Da Gota de óleo à Gota de Biodiesel” – História em BD 
Grupo de trabalho: Turma 6.º6 da Escola Básica 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (27 alunos com idades compreendidas entre 11 e 12 anos). 
No âmbito da disciplina de Ed. Visual foi apresentado aos alunos da turma, o desafio da PRIO, com o objetivo de desenvolver uma banda desenhada subordinada ao tema “Da gota de óleo à gota de biodiesel”.  
Com base no método de resolução de problemas “Problem Base Learning”, o processo de trabalho da turma passou por um conjunto de etapas com o objetivo de responder à necessidade de criar uma banda desenhada que incidisse sobre o grande tema: “Biocombustíveis e Economia circular”.   
Na 1.ª fase, os discentes realizaram a pesquisa e investigação sobre o tema apresentado. Para tal, em sala de aula, com orientação das docentes, definiram palavras e frases chave a investigar, nomeadamente: “Bicombustíveis sustentáveis”; “Produção de biodiesel a partir de resíduos”; “Vantagens e desvantagens da utilização dos Biocombustíveis”, bem como, “Os resíduos de óleo alimentar e industrial e a contaminação da água”. Para o efeito desta investigação também tiveram como referência os recursos disponíveis no site da PRIO. 
Na 2.º fase foi elaborado um guião da história a várias mãos, com o contributo de todos os grupos de trabalho. Nesta fase os discentes depararam-se com o desafio de terem que situar ações no tempo e no espaço, idealizar o local ou os locais onde se iria desenrolar a história e descrever e registar passo a passo a sequência das cenas. Tiveram também que descrever as personagens de acordo com a caracterização física e psicológica das mesmas. Realizaram vários estudos gráficos. 
Na 3.ª fase usaram o papel vegetal para a repetição e transferência dos cenários, das personagens e dos objetos. Treinaram os balões de fala e foi escolhido o tipo e o tamanho da letra que seriam aplicados no projeto final em suporte digital.  
Na 4.ª fase do projeto foram selecionados os melhores estudos e desenhos dos personagens. As pranchas, os textos e os balões de fala, foram elaborados no programa Publisher. Após as pranchas terem sido impressas em suporte de papel A4, foram-lhes aplicados os personagens e os cenários através do processo de transferência de imagens com o auxílio do papel vegetal. Deste modo e de forma orientada compôs-se a banda desenhada. 
O facto de a banda desenhada ter ficado a preto e branco prende-se unicamente com a situação atual que vivemos, e pelo estado de emergência declarado que levou ao encerramento das escolas e das aulas presenciais até ao final do ano letivo.  
Nota - Foi elaborado um PP com os elementos gráficos desenvolvidos ao longo do projeto, mas a plataforma não permite o upload.                                
					











