Resíduos, Energia do Futuro

Os desafios PRIO surgem de uma parceria entre a ABAAE | Programa Eco-Escolas e a PRIO, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela economia circular, recolha e aproveitamento de óleos alimentares usados e outros resíduos que permitem ser transformados em Biocombustíveis, aliados à mobilidade sustentável.  

Nesta 6ª edição, daremos continuidade à importância do adequado encaminhamento dos óleos alimentares usados, sendo este um resíduo de excelência na produção de biocombustíveis sustentáveis.  Este desafio, pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a importância da correto encaminhamento dos óleos alimentares usados no local adequado e particularmente para os impactos negativos na qualidade da água, para que estes estejam recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.

Na edição 2023/2024, são propostos às escolas 3 desafios que visam por um lado motivar a investigação acerca do tema proposto e, por outro, incentivar mudanças quotidianas não só nas crianças e jovens em contexto escolar, mas também, por inerência, em casa, na família e na comunidade.

O desafio consiste na realização de um projeto em torno da temática dos óleos alimentares usados, sendo a apresentação do trabalho de cada escola levado a concurso em que serão premiados os produtos desenvolvidos que se destaquem.

 

Objetivos:

 

  • (In)formar acerca dos biocombustíveis sustentáveis: produção de biodiesel a partir de resíduos (que tipos, para que serve, vantagens, desvantagens);
  • Informar sobre produção de energia através de várias tipologias de resíduos;
  • Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam o planeta;
  • Desenvolver competências nas áreas de investigação, criatividade e comunicação;
  • Integrar propostas e metodologias previstas no currículo;
  •  Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social.

 

Quem pode participar

Podem participar todas as escolas da rede Eco-Escolas.

COORDENAÇÃO

PARCERIA