Trabalhos 2018-2019
Vídeo-Campanha (secundário, profissional e superior)
Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da Barquinha)
Vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Idade dos alunos:
15 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O trabalho foi elaborado nas aulas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em que se utiliza a metodologia de trabalho projeto (inquiry). Num primeiro momento foi apresentado o desafio à turma, pelas professoras da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos constituíram-se voluntariamente em grupos de trabalho, tendo cada um, através da metodologia inquiry, desenvolvido o projeto. Após a apresentação à turma, de todos os vídeos, o mais votados foi publicado.
Cartaz (opcional):
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
Despertar para a problemática da necessidade imperiosa de cada um colocar o óleo usado em casa, no oleão; sob pena da geração presente hipotecar o planeta Terra.
Já não é suficiente a consciência de cada um na separação, torna-se urgente fazer chegar a informação ao maior número de pessoas para mudar atitudes. A turma empenhou-se em divulgar o vídeo por toda a comunidade educativa.
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
A dificuldade dos alunos em produzir vídeos constituiu um obstáculo à realização do projeto. Mas com vontade e empenho, a dificuldade foi ultrapassada.
Se sim, explique como e desde quando:
Eu sou coordenadora Eco-Escolas, na Escola D. Maria II, desde 2014/2015 e nesse ano, já a escola fazia a recolha de óleos alimentares usados.
Se sim, explique como:
O vídeo foi publicado no facebook da Escola D. Maria II, no youtube e passou nas televisões da escola.
Os alunos da turma, apresentaram este vídeo a todas as turmas da escola, enfatizando os aspetos negativos relativamente à não separação do óleo usado.
Se sim, de que tipo?
Apesar da dificuldade em elaborar vídeos, penso ser este o melhor meio de difusão da mensagem.