Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
9 e 10 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Abordou-se a temática com a ida ao Parque Ecológico Monte de S. Brás para assistir a uma sessão de esclarecimento sobre resíduos, na Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, em que aprenderam a reutilizar os óleos fazendo sabão, recorrendo a óleos usados, água e soda caustica. Na sala de aula fizeram um projeto de investigação sobre o ciclo dos óleos, com a apresentação de cartazes em grupos de quatro alunos. Em seguida construíram a história coletiva com a orientação da professora titular. Na aula de Drama, distribuíram os papeis, ensaiaram e apresentaram a peça de teatro. Desta forma utilizou-se uma metodologia de investigação.
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
Sensibilizar para a necessidade de reduzir a produção de resíduos e incentivar a reutilização de materiais;
Demonstrar que é possível obter objetos novos e úteis através da reutilização;
Desenvolver competências, atitudes e valores essenciais a uma cidadania responsável e eco-ativa.
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Pouco tempo para ensaiar.
Se sim, explique como:
Na terceira reunião Eco-escolas, na festa de final de ano e na festa de finalistas os alunos irão apresentar a peça de teatro.
Se sim, de que tipo?
Gostaria de realizar outro desafio com outro grupo de alunos.
9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Participar com os alunos em mais sessões de esclarecimento sobre as temáticas de reutilização de materiais.