Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira (Ourém)
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
4 e 5 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O pontapé de saída foi dado por uma experiência que uma mãe veio fazer à escola. Da observação as crianças verificaram que água e óleo não se misturavam. Depois fomos pesquisar à internet o que acontecia com os óleos que eram deixados no ambiente uma vez que não se misturavam nem desapareciam em contacto com a água. E com a terra como seria?
Fizemos uma nova experiencia para aferir o que acontecia às pantas quando sujeitas a regas com óleo, água ou com ambos. Os resultados foram evidentes.
Em grupo construímos a história tendo tocdas as crianças contribuído com elementos, os nomes dos personagens foram sujeitos a eleição/sufrágio. As crianças digitaram o texto no computador e fizeram as ilustrações, às quais se anexaram imagens das experiências.
Cartaz (opcional):
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
A experimentação permitiu que as crianças interiorizassem os conceitos e facilitou a aprendizagem. De certa forma ficaram impressionados porque foram falar para casa.
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Não há aspetos negativos porque "Tudo vale a pena..." para alertar/abrir consciências.
Se sim, explique como e desde quando:
É feita pela Associação de Pais que está encarregue de fornecer a alimentação. A recolha já é feita desde os anos 2012/2013 (creio eu quando a comida ainda era feita no Jardim. Agora é feita numa cantina e é transportada para as escolas da área?
Se sim, explique como:
Iremos imprimir uma história para que as crianças levem para casa e será disponibilizado na página do facebook.
Se sim, de que tipo?
Criação de um cartaz.
9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Vídeo sobre a temática.