Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
8 e 10 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Para a elaboração deste trabalho, pedimos a colaboração dos alunos alunos do 3.º ano de escolaridade. Assim sendo, foi-lhes lançado o desafio, para que nas férias da Páscoa elaborassem, com a ajuda dos seus pais, uma história sobre a temática da reciclagem do óleo alimentar, intitulada “Uma gota de água, uma gota de óleo”. Após a entrega dos trabalhos, os responsáveis pelo projeto Eco-Escolas e as professoras titulares das respetivas turmas leram-nos e selecionaram a história que consideraram trabalhar melhor esta temática.
De seguida, a história foi dividida em várias partes, que foram distribuídas pelos alunos do 4.º ano de escolaridade, de modo a que fizessem as respetivas ilustrações. Depois de selecionadas as melhores ilustrações, os alunos formataram e construíram o “livro” nas aulas de informática, utilizando como base o programa “powerpoint”.
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
Pesquisa dos alunos para construção das histórias e respetivo envolvimento dos seus familiares
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Número de histórias e trabalhos entregues
Se sim, explique como e desde quando:
Através da empresa "Ecomovimento - Recolha de óleos alimentares usados", há pelo menos 5 anos.
Se sim, explique como:
A história será lida a todas as turmas e a sua leitura será acompanhada pela projeção da mesma.
Se sim, de que tipo?
Campanhas de recolha de óleo (crianças e famílias), concurso de cartazes, etc.
9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Gostaríamos de ter conseguido fazer uma campanha de distribuição e recolha de "embalagens de recolha óleo" no entanto, e apesar de termos contactado a prio nesse sentido, não obtivemos resposta. Deviam melhorar as parcerias no sentido de terem algum contacto para que as eco-escolas conseguissem pedir ajuda ou a colaboração com os mesmos. Desta forma, as parcerias podiam ser de todas as eco-escolas e não só da ABAE.