Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
7 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Problem Based Learning:
1º Passo:
Visualização de vídeo sobre o ciclo da água/ tratamento ETA.
https://www.youtube.com/watch?v=We5jTBaInc8
Ilustração sobre o mesmo.
2º Passo
Apresentação do projeto e visualização de vídeo explicativo. Diálogo sobre a temática.
https://oleosalimentaresusados.abae.pt/
3º Passo
Planificação da história a pares.
4ºPasso
Escrita da história em grande grupo.
5ºPasso
Passar a história a computador, de forma a fazer várias páginas do livro.
6ºPasso
Ilustração, em grupo, das páginas do livro.
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
Aprendizagem do ciclo da água/ estação de tratamento das águas
Sensibilização para a poluição da água e dos animais marinhos;
Aprendizagem sobre a importância do trabalho colaborativo/metodologia de projeto.
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Dificuldade em selecionar a informação importante na altura da pesquisa na internet.
Se sim, explique como e desde quando:
Embora ainda não tenhamos recebido na escola nenhum óleo já utilizado, está aberta a campanha de recolha, através de sensibilização aos alunos e aos encarregados de educação.
Se sim, explique como:
Pequena dramatização/Leitura da história construída nas restantes turmas da escola, no final do ano letivo.