Trabalhos 2018-2019

História Coletiva (JI e 1º ciclo)

JI/EB de Árvores - Vila Real (Vila Real)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Alunos do 3º e 4º anos

Idade dos alunos:
Alunos com 8 anos e 9 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Nas salas de aula os professores titulares dialogaram com os alunos sobre a problemática do despejo dos óleos e outras gorduras nos esgotos. Fizeram-se experiências relacionadas com a dissolução em que se utilizou óleo como soluto (Diferentes materiais dissolvem-se da mesma maneira em água? ) e uma outra (O tipo de solvente influencia e tempo de dissolução do rebuçado?) em que o óleo era um dos solventes utilizados. Os alunos também foram visitar o depósito de recolha de óleos que existe em frente à escola, junto ao eco-ponto. Na Biblioteca, espaço em que os alunos têm acesso a computadores, a história foi sendo construída sob orientação dos professores que ali exercem funções.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
A colaboração dos alunos.
A sensibilização para a problemática do despejo dos óleos nos esgotos.
O desenvolvimento da imaginação e da capacidade de escrita.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Ser necessário apresentar a história em dois formatos diferentes.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Há uns anos atrás a recolha era feita na escola em bidões fornecidos pela EMAR. De há cerca de três anos existe um depósito, de recolha de óleos junto ao eco-ponto, em frente à escola. Os alunos vão sensibilizando os pais e vários já depositam as garrafas com óleos usados no local adequado.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
A história será afixada em local visível e apresentada no conselho Eco-escolas que se realizará em junho.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Inquirir a comunidade escolar.

COORDENAÇÃO

PARCERIA