Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
JI/EB de Árvores - Vila Real (Vila Real)
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
Alunos com 8 anos e 9 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Nas salas de aula os professores titulares dialogaram com os alunos sobre a problemática do despejo dos óleos e outras gorduras nos esgotos. Fizeram-se experiências relacionadas com a dissolução em que se utilizou óleo como soluto (Diferentes materiais dissolvem-se da mesma maneira em água? ) e uma outra (O tipo de solvente influencia e tempo de dissolução do rebuçado?) em que o óleo era um dos solventes utilizados. Os alunos também foram visitar o depósito de recolha de óleos que existe em frente à escola, junto ao eco-ponto. Na Biblioteca, espaço em que os alunos têm acesso a computadores, a história foi sendo construída sob orientação dos professores que ali exercem funções.
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
A colaboração dos alunos.
A sensibilização para a problemática do despejo dos óleos nos esgotos.
O desenvolvimento da imaginação e da capacidade de escrita.
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Ser necessário apresentar a história em dois formatos diferentes.
Se sim, explique como e desde quando:
Há uns anos atrás a recolha era feita na escola em bidões fornecidos pela EMAR. De há cerca de três anos existe um depósito, de recolha de óleos junto ao eco-ponto, em frente à escola. Os alunos vão sensibilizando os pais e vários já depositam as garrafas com óleos usados no local adequado.
Se sim, explique como:
A história será afixada em local visível e apresentada no conselho Eco-escolas que se realizará em junho.
Se sim, de que tipo?
Inquirir a comunidade escolar.