Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
6 e 7 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Foi realizado um trabalho de pesquisa relacionado com a separação dos resíduos. A professora orientou o diálogo e a pesquisa no sentido de os alunos chegarem à importância da separação do óleo alimentar usado.
De seguida foram consultados alguns sites que disponibilizam informação sobre a forma como deve ser feita a separação, assim como o objetivo/ finalidade da separação do óleo.
De posse de alguma informação, passaram então à elaboração coletiva da história.
As ilustrações foram realizadas em grupos.
Cartaz (opcional):
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
Os alunos aperceberam-se dos erros cometidos em suas casas no que diz respeito à separação do óleo alimentar usado. Ficaram a conhecer a forma adequada de o separar e onde devem colocá-lo.
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
A pesquisa teve de ser bastante orientada, pois são crianças muito pequenas.
Se sim, explique como:
Apresentando-o a outras turmas e passando a mensagem às famílias. O cartaz será afixado na escola.
Se sim, de que tipo?
Poderia ser um desafio do mesmo género.
9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Distribuição de panfletos informativos às famílias.