Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
Jardim de Infância de Casais de São Clemente (Miranda do Corvo)
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
3, 4 e 5 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Foi lançado o desafio ao grupo, inventar uma história sobre uma gota de água e uma gota de óleo. Depois de serem abordados os conteúdos teóricos relativos aos óleos alimentares usados, e de se ter feito pesquisas nos livros, na web, imagens, vídeos sobre a problemática inerente à correta deposição dos óleos alimentares usados, de se fazerem experiências com água e o óleo alimentar usado, as crianças perceberem da necessidade de separar e de separação do óleo para proteger e não poluir rios e oceanos. A partir daí foi-lhes fácil inventar, registar e ilustrar a história. Todos participaram, uns mais na ilustração e outros na elaboração da história e das personagens.Temos de contribuir para mudanças de comportamento e hábitos do dia a dia.
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
A sensibilização, a compreensão, a consciencialização da problemática
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
falta de materiais de apoio e de pesquisa
Se sim, explique como e desde quando:
Participou no projeto "Uma vela por óleo", mas acabou esse projeto e nestes últimos anos tem sido difícil arranjar empresa que venha recolher o óleo depositado e deixamos de o fazer.
Se sim, explique como:
Junto da comunidade educativa e ficou decidido que vamos contar a história a outras eco-escolas parceiras do agrupamento
Se sim, de que tipo?
mas com materiais de apoio
9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Gostaríamos que a recolha do óleo depositado fosse regular, para que as crianças do grupo assistissem.
Ações de sensibilização sobre a temática