Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
Centro Educ. da Apresentação de Maria - Associação Prazeres (Calheta (Madeira))
Digitalização da história página a página:
História completa:
									Idade dos alunos:
									dos 7 aos 9 anos.                                
									Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
									1.º Apresentação do projeto à turma; 
2.º Pesquisa de informação em livros e na internet 
	a água e o seu ciclo 
	o óleo e a sua origem 
	contaminação da água com o óleo 
	experiência sobre a densidade da água e do óleo 
	hábitos de reciclagem do óleo da comunidade envolvente 
	poluição do meio ambiente 
	reciclagem do óleo; 
3.º Partilha de opiniões/debate;  
4.º Organização da informação pertinente; 
5.º Realização da história em grande grupo 
	chuva de ideias; 
	seleção das personagens, locais onde se passa a ação e principais acontecimentos. 
	escrita da história; 
6.º Ilustração da história 
	pintura com tintas (técnicas - esponja e plástico com bolhas) 
	recorte 
	colagem 
	desenho  
	pintura com lápis de pau e de cera.                                
Avaliação
									3 - Principais aspetos positivos:
									Estimulação da criatividade dos alunos; 
Consciencialização sobre o tema; 
Pesquisa e trabalho de grupo.                                
									4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
									Nada a apontar.                                
									Se sim, explique como e desde quando:
									A escola já faz a separação do óleo alimentar, há um ano. A comunidade escolar traz os garrafões com o óleo e a escola encarrega-se de os levar ao ponto de recolha - óleão mais próximo.                                
									Se sim, explique como:
									Exposição da história; 
Divulgação da história na página de facebook da nossa escola.                                
									Se sim, de que tipo?
									Divulgação do tema para a comunidade através de formação e distribuição de panfletos informativos.                                
									9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
									Através de experiências e visitas de estudo a estações de tratamento de água.                                
					




















