Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
Centro Educ. da Apresentação de Maria - Associação Prazeres (Calheta (Madeira))
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
dos 7 aos 9 anos.
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
1.º Apresentação do projeto à turma;
2.º Pesquisa de informação em livros e na internet
a água e o seu ciclo
o óleo e a sua origem
contaminação da água com o óleo
experiência sobre a densidade da água e do óleo
hábitos de reciclagem do óleo da comunidade envolvente
poluição do meio ambiente
reciclagem do óleo;
3.º Partilha de opiniões/debate;
4.º Organização da informação pertinente;
5.º Realização da história em grande grupo
chuva de ideias;
seleção das personagens, locais onde se passa a ação e principais acontecimentos.
escrita da história;
6.º Ilustração da história
pintura com tintas (técnicas - esponja e plástico com bolhas)
recorte
colagem
desenho
pintura com lápis de pau e de cera.
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
Estimulação da criatividade dos alunos;
Consciencialização sobre o tema;
Pesquisa e trabalho de grupo.
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Nada a apontar.
Se sim, explique como e desde quando:
A escola já faz a separação do óleo alimentar, há um ano. A comunidade escolar traz os garrafões com o óleo e a escola encarrega-se de os levar ao ponto de recolha - óleão mais próximo.
Se sim, explique como:
Exposição da história;
Divulgação da história na página de facebook da nossa escola.
Se sim, de que tipo?
Divulgação do tema para a comunidade através de formação e distribuição de panfletos informativos.
9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Através de experiências e visitas de estudo a estações de tratamento de água.