Trabalhos 2018-2019
História Coletiva (JI e 1º ciclo)
Águeda ( 1 trabalho )
Escola EB1 de Macinhata do Vouga (Águeda)
A história teve início numa das turmas e, em regime de rotatividade, cada turma, foi acrescentando novas ideias e dando seguimento à história iniciada. As imagens, foram selecionadas de várias ilustrações feitas pelos alunos, depois de concluída a história. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alcochete ( 1 trabalho )
O Refúgio dos Fidalguinhos - Alcochete (Alcochete)
A história foi criada com ajuda das educadoras e depois ilustrada pelas crianças. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alvaiázere ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)
• Visionamento de filme sobre o tema; • Em trabalho de grupo, os alunos foram sensibilizados para a problemática do correto encaminhamento dos óleos alimentares usados e do impacto negativo na qualidade da água; • Sob supervisão do professor, debate […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alvito ( 1 trabalho )
Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)
A História surgiu no seguimento de experiências desenvolvidas com as duas turmas (uma do jardim-de-infância, e a do 2.º ano do 1.ºciclo), na área do conhecimento do mundo, no laboratório de Ciências. Os alunos mais velhos, de 1.º ciclo, fizeram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 1 trabalho )
Centro Educativo de Verdemilho (Aveiro)
Entregue às famílias uma folha em branco e as instruções para a elaboração de um conto em família sobre "Uma gota de óleo e uma gota de água" subordinado ao tema MAR (tema trabalhado no projeto Eco-Escolas/Bandeira Verde da ABAE). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Barreiro ( 1 trabalho )
O Refúgio dos Fidalguinhos - Barreiro - Creche, JI 1º CEB (Barreiro)
A história foi contada às crianças através de uma televisão mágica (realizada pelos alunos do 1ºCEB), com uma manivela que fazia rodar as imagens. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Benavente ( 2 trabalhos )
Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)
A metodologia utilizada foi a que se costuma realizar no trabalho de projeto. Após a proposta do trabalho foram visualizados alguns vídeos sobre o tema, um proposto na página da atividade e outro selecionado pela professora da turma. Posteriormente os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 das Acácias (Benavente)
Esta história foi criada no âmbito do projeto Eco-Escolas. Inicialmente o tema foi explorado mediante a importância da preservação da qualidade da água e do impacto ambiental da poluição provocada pelo derrame de óleo nos nossos mares. A história foi […]
Ver a página do trabalho aqui.
Calheta (Madeira) ( 1 trabalho )
Centro Educ. da Apresentação de Maria - Associação Prazeres (Calheta (Madeira))
1.º Apresentação do projeto à turma; 2.º Pesquisa de informação em livros e na internet a água e o seu ciclo o óleo e a sua origem contaminação da água com o óleo experiência sobre a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Caminha ( 1 trabalho )
Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Caminha)
1 – Inicialmente foi abordada a temática da reciclagem de óleo alimentar usado com as crianças das três salas do Jardim de Infância ao longo de vários dias; 2 – Foi construída a história pelas três salas, com o auxílio […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cascais ( 2 trabalhos )
Escola Básica Raul Lino (Cascais)
No âmbito do Programa Eco-Escolas abraçamos o desafio de criar uma história coletiva, subordinada ao tema: “Uma Gota de água uma gota de óleo”. Este desafio foi abraçado pelo pré-escolar (sala Amarela e sala laranja), em articulação com as Atividades […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato Nossa Senhora da Assunção (Cascais)
Após a sensibilização com os vídeos sugeridos, fez-se o desafio para inventar uma história coletiva em cada turma. Depois de lidas as duas histórias,um grupo de alunos de cada turma, fez uma terceira história usando as partes mais interessantes de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Chaves ( 1 trabalho )
Escola Secundária Dr. Júlio Martins - Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)
A história teve início na turma do 4º A e foi sendo completada pelas outras turmas do 4º ano até chegar ao 4º E. As turmas do 3º ano elaboraram as ilustrações da história. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 1 trabalho )
Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)
Este projeto surgiu na sequência de uma proposta de criação de uma história sobre a temática “Uma gota de água e uma gota de óleo”, na qual os alunos das turmas A e B, do 4º ano, do Colégio Bissaya […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estarreja ( 1 trabalho )
Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)
Problem Based Learning: 1º Passo: Visualização de vídeo sobre o ciclo da água/ tratamento ETA. https://www.youtube.com/watch?v=We5jTBaInc8 Ilustração sobre o mesmo. 2º Passo Apresentação do projeto e visualização de vídeo explicativo. Diálogo sobre a temática. https://oleosalimentaresusados.abae.pt/ 3º Passo Planificação da história […]
Ver a página do trabalho aqui.
Funchal ( 1 trabalho )
Infantário O Planeta das Crianças (Funchal)
Em grande grupo foi construída a história. Posteriormente, de forma individual, as crianças fizeram a elaboração dos desenhos utilizando marcadores e lápis de cor. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Guimarães ( 3 trabalhos )
EB1/ JI de Teixugueira - Silvares (Guimarães)
O ponto de partida foi a apresentação de uma imagem da Gotinha de Àgua e da Gotinha de Óleo. Foi então usado o conto redondo cada criança foi imaginando um enredo e construindo as ideias para a história. Seguidamente fizeram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Serzedo (Guimarães)
A Inês construí a história e fez a respectiva ilustração e ficou combinado fazer a sua representação dramática na festa de final de ano. A aluna consegui definir bem, a importância de cada uma das gotas e foi um trabalho […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Alto da Bandeira (Guimarães)
Memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho. - os alunos do pré-escolar foram responsáveis pela decoração da capa; - os alunos do 1º ano foram responsáveis pela decoração da história depois de elaborada; - a escrita […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lagoa (Algarve) ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de Lagoa (Lagoa (Algarve))
O texto foi escrito e ilustrado, coletivamente, pelos alunos da turma C do 4º ano e eleitos pelos mesmos, os quatro alunos, representantes, referidos anteriormente. Inicialmente foi realizada uma experiência em que os alunos comprovaram que a água não se […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 7 trabalhos )
Centro Helen Keller (Lisboa)
Antes de iniciar o projeto, as educadoras abordaram alguns temas ambientais e os alunos tiveram algumas acções de sensibilização. Após estas iniciativas, cada criança, em conjunto com a sua família, escreveu/continuou a história das gotinhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Helen Keller (Lisboa)
Antes de iniciar o projeto, as educadoras abordaram alguns temas ambientais e os alunos tiveram algumas acções de sensibilização. Após estas iniciativas, cada criança, em conjunto com a sua família, escreveu/continuou a história das gotinhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Helen Keller (Lisboa)
Antes de iniciar o projeto, as educadoras abordaram alguns temas ambientais e os alunos tiveram algumas acções de sensibilização. Após estas iniciativas, cada criança, em conjunto com a sua família, escreveu/continuou a história das gotinhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Helen Keller (Lisboa)
Antes de iniciar o projeto, as educadoras abordaram alguns temas ambientais e os alunos tiveram algumas acções de sensibilização. Após estas iniciativas, cada criança, em conjunto com a sua família, escreveu/continuou a história das gotinhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loures ( 1 trabalho )
Colégio Integrado Monte Maior (Loures)
Este trabalho foi elaborado pelos alunos das salas dos cinco anos: Sala do Circo, Sala da Horta e Sala do Bosque, do Colégio Integrado Monte Maior. As crianças com a ajuda das Educadoras criaram uma história, de seguida fizeram o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mafra ( 4 trabalhos )
Escola Básica da Encarnação (Mafra)
Metodologia utilizada foi de "conto redondo". A narrativa foi iniciada por um aluno passando por todos até à sua finalização. Depois foi lida e fizeram-se pequenos acertos para melhorar o encadeamento lógico das ideias. Seguidamente desenharam e ilustraram as personagens […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)
1º momento - Após os alunos terem assistido ao Teatro “A Ilha do Ovo Pintado”que abordava a biodiversidade marinha e os perigos ambientais, nomeadamente a problemática dos óleos, as crianças ficaram motivadas para a abordagem desta temática. 2º momento – […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de S. Miguel - Enxara do Bispo (Mafra)
OS ALUNOS DOS 1º, 2º, 3º E 4º ANOS ELABORARAM A HISTÓRIA E OS ALUNOS DO PRÉ ESCOLAR ILUSTRARAM A HISTÓRI.A […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)
A decisão da Escola Básica São Miguel do Milharado em participar neste Concurso “Uma gota de água e uma gota de óleo” foi tomada em Reunião de Estabelecimento. O grupo de docentes, até porque fazem parte de uma Eco-Escola, tem […]
Ver a página do trabalho aqui.
Marinha Grande ( 1 trabalho )
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Os alunos da turma do 2º ano da Escola Pátio da Inês embarcaram no desafio de elaborar uma história sobre uma gota de água e uma gota de óleo. Desta forma, a história foi elaborada em conjunto, à qual todos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 1 trabalho )
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Abordou-se a temática com a ida ao Parque Ecológico Monte de S. Brás para assistir a uma sessão de esclarecimento sobre resíduos, na Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, em que aprenderam a reutilizar os óleos fazendo sabão, recorrendo a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Miranda do Corvo ( 1 trabalho )
Jardim de Infância de Casais de São Clemente (Miranda do Corvo)
Foi lançado o desafio ao grupo, inventar uma história sobre uma gota de água e uma gota de óleo. Depois de serem abordados os conteúdos teóricos relativos aos óleos alimentares usados, e de se ter feito pesquisas nos livros, na […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oeiras ( 1 trabalho )
Colégio Monte Flor (Oeiras)
Dentro da lógica da História de Aprendizagem, este projeto teve um ciclo de vida, que compreendeu as seguintes etapas: .Chuva de Ideias: Os alunos foram incentivados a propor ideias, a partir de uma questão de partida ou mote, que lançou […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourém ( 1 trabalho )
Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira (Ourém)
O pontapé de saída foi dado por uma experiência que uma mãe veio fazer à escola. Da observação as crianças verificaram que água e óleo não se misturavam. Depois fomos pesquisar à internet o que acontecia com os óleos que […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ovar ( 1 trabalho )
Escola EB Carregal (Ovar)
Inicialmente em Assembleia de alunos apresentamos o Concurso e lemos o Regulamento. Na generalidade todos os alunos ficaram interessado e aderiram à proposta porque o tema já tinha sido investigado por todos e a recolha de óleos usados já estava […]
Ver a página do trabalho aqui.
Pombal ( 2 trabalhos )
Escola EB1 de Santiago de Litém (Pombal)
Tal como nos foi sugerido, fizemos algumas pesquisas sobre a reciclagem do óleo, as utilidades do óleo usado e ainda sobre os problemas que pode causar no sistema de tratamento de água residuais quando deitados no esgoto. A construção da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EBI Gualdim Pais (Pombal)
Inicialmente a professora apresentou a proposta deste trabalho/história à turma, contextualizando-a. De seguida, solicitou a cada aluno que, em casa e com a ajuda da família, pesquisasse e pensasse sobre esta história. Poderiam tirar notas, pensar ou escrever. Posteriormente, na […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponta Delgada ( 1 trabalho )
Escola Básica 2,3 de Capelas (Ponta Delgada)
Este projeto foi desenvolvido, no decorrer do 3º. Período, pelos alunos da turma 7 do 4º. Ano da Escola EB1/JI de Capelas. Foi estruturado em três fases distintas, mas complementares, envolvendo as disciplinas de Estudo do Meio, de Português e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Porto Santo ( 1 trabalho )
Externato de Nossa Senhora da Conceição (Porto Santo)
O tema foi trabalhado na Educação Ambiental e posteriormente em grupos realizaram parte da história que foi concluída em grande grupo. A ilustração foi realizada nas aulas de Expressão Plástica. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ribeira Grande ( 1 trabalho )
Escola Gaspar Frutuoso (Ribeira Grande)
O presente trabalho foi desenvolvido por 22 alunos, matriculados no 2º ano de escolaridade, da EBI Gaspar Frutuoso. A ideia em participar nesse desafio partiu da exploração da obra, obrigatória para este nível de ensino, do Plano Nacional de Leitura […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santo Tirso ( 4 trabalhos )
Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)
O trabalho apresentado foi desenvolvido pelas crianças da sala dos 5 anos do Colégio de Santa Teresa de Jesus, no âmbito do tema do projeto pedagógico do Colégio “Vivemos numa Casa Comum”. Em contexto da sala as crianças desenvolveram experiências […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica da Ribeira (Santo Tirso)
A metodologia utilizada para a elaboração da história e do cartaz foi a modalidade de conto redondo no sentido de ser acessível e prático na dinâmica da escola. Este desfio foi trabalhado em todas as turmas de acordo com o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Lage (Santo Tirso)
Exploração das histórias: "A gotinha de água" e "A água é um mundo fantástico". Realização de experiência da mistura da água com o óleo. Conto redondo passando por cada turma da escola. Realização de cartaz alusivo ao tema. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)
Surgiu na sala OE, o Projeto sobre a importância da água e a poluição dos rios e dos mares, através de uma notícia ouvida num notíciário sobre uma baleia morta que deu à costa e que tinha morrido por ingestão […]
Ver a página do trabalho aqui.
Seixal ( 1 trabalho )
Colégio Parque do Falcão (Seixal)
Metodologia de projeto - iniciaram com uma história e depois deram continuidade com a ajuda da auxiliar e educadora de sala […]
Ver a página do trabalho aqui.
Setúbal ( 1 trabalho )
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
A professora começou por contar uma história sobre o ciclo da água e vários perigos da contaminação desta, adaptada às capacidades dos alunos (todos com déficit cognitivo). Posteriormente foi realizada uma pesquisa na internet acerca dos temas trabalhados. Decidiu-se pela […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)
Exploração do tema Debate Texto coletivo Ilustração a pares […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Boavista (Torres Vedras)
A história foi feita pelos alunos com a ajuda dos pais seguindo sempre o tema proposto e dando continuidade à história. Posteriormente foi passada computador em ambiente de sala de aula. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Carvoeira (Torres Vedras)
As educadoras realizaram experiência com água e óleo para verificar que estas duas não se ligam. Após esta experiência colocaram detergente da loiça e concluíram que as 3 juntas conseguiram que o óleo e a água se conseguiam juntar. De […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )
Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos (Vila Franca de Xira)
O projeto “Uma gota de óleo e uma gota de água” foi desenvolvido nas aulas de Oficina Criativa, com alunos do 1º, 2º, 3º e 4º ano, em vários momentos. O primeiro momento incidiu na reflexão e diagnose oral sobre […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Famalicão ( 4 trabalhos )
Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)
O Desafio foi apresentado ao grupo de alunos seguido da visualização do filme, “Recicle o seu óleo alimentar” - Prio Top Level. Um grupo de alunos voluntariou- se para escrever a história e outro para ilustrar. Os alunos começaram por […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Avidos (Vila Nova de Famalicão)
Escrita de um texto coletivo - começou pela pesquisa de imagens de poluição do mar, de seguida foi feito o registo das ideias e por fim passou-se ao registo escrito, com a colaboração de toda a turma, num trabalho de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Lagoa (Vila Nova de Famalicão)
Trabalho coletivo: partilha em grande grupo de ideias e sua escrita. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Landim (Vila Nova de Famalicão)
Trabalho realizado em grupo/turma. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 3 trabalhos )
Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)
Para a elaboração deste trabalho, pedimos a colaboração dos alunos alunos do 3.º ano de escolaridade. Assim sendo, foi-lhes lançado o desafio, para que nas férias da Páscoa elaborassem, com a ajuda dos seus pais, uma história sobre a temática […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)
Foi realizado um trabalho de pesquisa relacionado com a separação dos resíduos. A professora orientou o diálogo e a pesquisa no sentido de os alunos chegarem à importância da separação do óleo alimentar usado. De seguida foram consultados alguns sites […]
Ver a página do trabalho aqui.
Fundação Padre Luís (Vila Nova de Gaia)
A história “A gota de água Luís e a gota de óleo Dinis” foi criada pelos grupos dos 4 e 5 anos da Fundação Padre Luís. Como motivação para esta atividade, realizaram-se experiências científicas sobre a imiscibilidade dos dois líquidos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Poiares ( 1 trabalho )
Escola EB1 de Vila Nova de Poiares (Vila Nova de Poiares)
Primeiro foi proposto à turma o tema. De seguida foi realizada uma experiência com água e azeite e os alunos puderam tirar conclusões sobre o que observaram. Em grupo, pesquisou-se sobre a poluição das águas, dos solos com o óleo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Real ( 1 trabalho )
JI/EB de Árvores - Vila Real (Vila Real)
Nas salas de aula os professores titulares dialogaram com os alunos sobre a problemática do despejo dos óleos e outras gorduras nos esgotos. Fizeram-se experiências relacionadas com a dissolução em que se utilizou óleo como soluto (Diferentes materiais dissolvem-se da […]
Ver a página do trabalho aqui.