Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Turma: 5.º A

Idade dos alunos:
10-11 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Os alunos orientados pela professora de português, através do recurso ao trabalho de grupo/colectivo produziram o texto para a banda desenhada e na disciplina de Educação Visual, os alunos foram orientados pelo professor para a realização das pranchas em adequação com a parte textual.
Os alunos foram divididos por grupos de cinco elementos e onde discutiram ideias e apresentaram sugestões sobre a história a desenvolver. Após a eleição da melhor ideia/sugestão foi sendo elaborada a história colectivamente, ao longo de várias aulas.
Posteriormente o docente de Educação Visual orientou-os no procedimento a ter na elaboração e execução das pranchas/vinhetas.
Os discentes organizaram-se de forma autónoma e produziram o trabalho final, no recinto escolar (utilizando o seu tempo livre).

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Sob o mote “Uma gota de água uma gota de óleo”, a docente de Português apresentou vários vídeos relativos a esta temática, no sentido de sensibilizar os mesmos para o trabalho a desenvolver e consequentemente uma mudança de atitude face a esta problemática.
Os alunos tiveram a oportunidade de pesquisar sobre a reciclagem de óleos alimentares usados, bem como todos os processos de tratamento.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Alguns alunos tiveram alguma dificuldade em perceber os impactos negativos na qualidade da água.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Mais de cinco anos. Temos uma parceria com uma empresa EcoMovimento. Esta empresa faz as recolhas de OAU que são depositivas (comunidade escolar),no nosso oleão.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
A banda desenhada estará na biblioteca, para permitir a consulta e também será publicada no facebook do Eco-Escola, página do agrupamente e boletim da Educação da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Sobre a preservação das águas fluviais.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Peça de Teatro.

COORDENAÇÃO

PARCERIA