Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola EBI Gualdim Pais (Pombal)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Dalila Leal Bernardino

Idade dos alunos:
13 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
A professora leu as linhas orientadoras do desafio, apresentando assim o tema para posterior pesquisa. Os alunos investigaram em diversas fontes, dando lugar a aula de debate sobre possíveis histórias guião para a Banda Desenhada.
A partir daqui cada aluno individualmente ou em grupo criou as personagens, inicialmente em desenho e em alguns casos procurando programas digitais que potenciassem os resultados pretendidos.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
O tema suscitou a curiosidade nos alunos sobre a problemática inerente aos óleos usados e ao destino que lhes era dado, nomeadamente em suas casas.
Este trabalho promoveu o desenvolvimento de competências ao nível da organização, responsabilidade e relacionamento interpessoal, da comunicação escrita e visual, bem como o sentido critico e criativo dos alunos.
A BD proporcionou ainda a abordagem e o desenvolvimento de diferentes técnicas expressivas ao nível da comunicação visual e digital, através da exploração gráfica do programa digital Toondoo (abordado nas aulas de TIC), que serviu de suporte à elaboração final do trabalho aqui apresentado.
Outro aspeto positivo tem a ver com a forma como os alunos se manifestaram sensibilizados para a adoção de atitudes cívicas mais corretas, essenciais para o bem-estar e saúde de todos, e consciencializados face aos erros que muitos ainda cometem ou cometiam.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Um dos aspetos menos positivos foi o facto de vários alunos mencionarem que não têm recipientes próprios para a recolha de óleos usados, junto das suas casas, e que desconhecem os locais mais próximos.
Ouros aspetos menos bons aquando da realização da BD, foi a dificuldade que os alunos apresentaram no âmbito de trabalho em grupo, dificultando o desenvolvimento das tarefas de forma estruturada, colaborativa e partilhada.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Vem uma empresa à escola, fazer a recolha. Desde que a Escola abriu, há mais de 20 anos, que se tem feito esta recolha. Presentemente tem havido menos quantidade de óleo, devido às ementas no entanto a recolha continua a ser feita.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Este e os restantes trabalhos de Banda Desenhada sobre esta temática irão ser expostos na escola durante a semana Eco-Escolas.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Construir recipientes de recolha.

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Construir postais ilustrados, selos comemorativos, um vídeo.

COORDENAÇÃO

PARCERIA