Trabalhos 2018-2019
Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Digitalização da história página a página:
História completa:
Idade dos alunos:
12 anos
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
EM PORTUGUÊS OS ALUNOS PESQUISARAM, debateram e escreveram sobre a importância de reciclar o óleo. Depois de corrigidos os melhores textos foram a votação, em OAT procedeu-se à ilustração. Os alunos trabalharam em grupos de acordo com as suas competências , os que desenhavam melhor , os que pintavam melhor, etc.
Cartaz (opcional):
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
Reutilização/reciclagem de resíduos
Uso de diferentes estratégias (pesquisa, debate, visualização de filmes e vídeos, recolha de materiais, reaproveitamento, promoção da criatividade)
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Pouco tempo para desenvolver na disciplina de Cidadania muitas solicitações de atividades. Na verdade são muitas temáticas a abordar em 50 minutos semanais, descontando feriados , dias de atividades comuns no agrupamento (corta mato, basquetebol, andebol, ténis...)
Se sim, explique como e desde quando:
Os alunos são sensibilizados no início do ano letivo para recolherem e trazerem em garrafões os óleos usados da fritura. Entregam à coordenadora Eco-escolas , esta passa para barrica própria fornecida pela Óleo Torres. Quando cheia, telefona-se, vêm levantar e deixar outra.
Se sim, explique como:
No dia 23 de maio houve uma exposição de trabalhos realizados no âmbito do Eco-escolas por iodas as turmas e em todas as temáticas, sempre promovendo a reciclagem e apelando à sustentabilidade do nosso planeta.
9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Workshops com vinda à escola de pessoal com formação para ensinar e mostrar o que fazer com os óleos usados (sabões,etc...)