Trabalhos 2018-2019
Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)
Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva (Sintra)
Idade dos alunos:
12
Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Este concurso foi lançado, pela coordenadora do Eco-Escolas, a toda a comunidade escolar e foi realizado em todas as turmas do 7º ano, no âmbito do projeto interdisciplinar para a promoção das DAC'S (Domínio da Autonomia Curricular). Toda a pesquisa Inerente à realização da banda desenhada (consequências da colocação dos óleos alimentares no esgoto e correto encaminhamento) foi realizada na disciplina de Educação e Cidadania, com a promoção de uma aula de debate. A criação da história foi realizada nas disciplinas de Português e Ciências Naturais e a banda desenhada nas disciplinas de Educação e Cidadania e Educação Visual. Este projeto envolveu diversas disciplinas e permitiu o desenvolvimento de diversas competências transversais, tais como, pesquisa, seleção e organização de informação, produção de textos escritos e hábitos ecológicos.
Todos os trabalhos estiveram expostos a toda a comunidade escolar, tendo sido selecionados apenas alguns para efeitos de concurso.
Avaliação
3 - Principais aspetos positivos:
Os alunos tomaram consciência das consequências ambientais que resultam da colocação dos óleos alimentares no esgoto e alguns conseguiram mudar este comportamento em casa.
4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Nem todos os alunos conseguem desenhar, pelo que houve trabalhos muito fracos,em termos de banda desenhada, apesar da história estar boa. O contrário também se verificou.
Se sim, explique como:
Todas as bandas desenhadas realizadas pelas turmas de 7º ano estiveram expostas a toda a comunidade escolar
Se sim, de que tipo?
Poderá ser novamente em banda desenhada, criação de um vídeo promocional ou um concurso de recolha de óleos alimentares na escola.
9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Criar uma semana de concurso de recolha de óleos alimentares na escola.