Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral (Belmonte)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Banda Desenhada: Alunos da Turma do 5ºC; Cartaz - Rodrigo aluno da turma do 5ºB

Idade dos alunos:
10 aos 11 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
MEMÓRIA DESCRITIVA
Tratando-se de um projeto de natureza interdisciplinar apresentámos a proposta de participação no concurso " Uma gota de água, uma gota de óleo" de forma a articularmos os conteúdos curriculares das disciplinas de Educação Tecnológica e Educação Visual, dando-lhes cumprimento, visibilidade e maior utilidade.
Assim sendo, na disciplina de Educação Tecnológica, começamos por levar os alunos a descobrirem a temática do projeto, situando-a no conteúdo curricular do Domínio do Projeto - Energias Renováveis/não renováveis, identificando a correta reutilização e deposição dos resíduos urbanos, como a problemática a trabalhar na disciplina de Educação Visual.
De seguida sensibilizamos os alunos despertando o seu interesse para o desafio proposto, provocando o debate e incentivando à pesquisa através da visualização de um vídeo intitulado " Óleo Renovado" que encontramos durante uma pesquisa na web sobre a temática, que os alertou para os impactos negativos dos resíduos urbanos, nomeadamente, os óleos alimentares usados (OAL), quando mal encaminhados, contaminam os oceanos, rios e albufeiras, aumentando os custos de manutenção das ETAR’s e do visionamento de uma apresentação em PowerPoint previamente construída com o objetivo de reforçar a compreensão sobre a problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados.
Posteriormente, já no âmbito da disciplina de Educação Visual, procedemos de forma similar em relação ao enquadramento da temática na planificação dos conteúdos curriculares no Domínio do Discurso:
- O que é a Comunicação?
- A Banda Desenhada (BD);
- A Composição na BD;
- Ângulos e planos da BD;
- Os códigos da comunicação;
- Meios de comunicação impressos.
Através da observação direta de vários tipos de cartazes e de imagens alusivas à temática previamente selecionadas num flipchart provocamos a participação ativa, o desenvolvimento de hábitos de análise crítica e sensibilidade estética, levando os alunos a pronunciar-se sobre a mensagem presente nos vários cartazes e imagens fazendo referência aos aspetos positivos e negativos observados. Logo de seguida houve necessidade de aprenderem as regras básicas para um cartaz ter êxito, ou seja, desempenhar a função para o qual foi concebido. Depois de cada um refletir sobre a o apelo, informação, que queria transmitir no seu cartaz, procedemos à realização de esboços com base nas pesquisas e algumas ideias de apresentadas no flipchart.
Posteriormente, distribuíram-se as cartolinas brancas no formato A2 e cada aluno com base nas observações e conceitos aprendidos realizou o seu cartaz. Depois da seleção elegeram o cartaz que deveria ir a concurso.
Os procedimentos de sensibilização para a realização da Banda Desenhada, procedemos à sensibilização com a observação direta de várias Bandas Desenhadas, umas desenhadas e pintadas com materiais riscadores e outras realizadas com recurso a ferramentas "Web" 2.0 especificas para criar BD "online". Depois da análise conjunta sobre o conceito, estrutura e planos da Banda Desenhada, propusemos a realização de uma ficha de trabalho com o formato de Banda Desenhada com perguntas de resposta curta e preenchimento de lacunas que foi preenchida com a colaboração de todos os alunos. Sugerimos aos alunos que pensassem em casa numa pequena história para com ela construirmos uma Banda Desenhada.
Na aula seguinte construímos um pequeno texto cujas personagens principais foram “A Gota de Água e a Gota de Óleo” com ideias sugeridas por todos os alunos e de seguida procedemos à divisão do texto em parágrafos que, por sua vez, fizemos corresponder conforme a ordem alfabética que assumem na turma uma tira. Finalmente, na mesma aula, distribuímos de forma equitativa as tiras pelos alunos, cabendo ao último aluno da turma o desenho da Capa da BD e a cada dois alunos, uma tira ou banda. Combinou-se que o texto que a professora elaborara com a ajuda de todos ficaria disponível "online" na página criada para a disciplina de EV, onde cada um poderia aceder e imprimir, ou copiar a tira que lhe fora atribuída.
Na aula seguinte procedemos a distribuição de uma folha com 6 rostos com diferentes expressões faciais e uma folha de papel previamente dividida em 6 partes iguais onde cada aluno teria que desenhar 3 gotas de água e 3 gotas de óleo com expressões faciais diferentes com por exemplo (Triste; feliz, preocupada…ou outras à escolha do aluno) com o limite de 15 minutos de tempo. Acabado o tempo os alunos foram convidados a colocar os trabalhos numa mesa de modo a todos poderem visualizar e votarem na melhor Gota de Água e na melhor Gota de Óleo.
O autor do desenho das personagens vencedoras reproduziu no quadro branco o modelo que deveria ser replicado por todos de modo a que as personagens principais tivessem a mesma configuração gráfica. De seguida a professora distribuiu as tiras e uma folha de papel específico para desenho dando orientações precisas em relação à medida padrão que deviam ter como orientação para desenharem a altura da tira.
Na mesma aula todos os alunos concluíram a sua tira à exceção de 4 alunos que tiveram que acabar em casa, devido a terem que fazer as tiras dos alunos que faltaram nessa aula.
Finalmente a professora reuniu todas as tiras e recortou cada uma delas colando-as de forma ordenada de acordo com o texto, distribuindo-as pelas 6 pranchas, incluindo a capa.
A coodenadora do Projeto
Professora Isabel Manso

Cartaz (opcional):

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
O projeto foi uma mais valia porque deu a possibilidade de articulação de conteúdos planificados entre a disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica promovendo a integração e a participação ativa de todos os alunos; promoveu a intervenção real dos alunos nas políticas de intervenção para a criação de um ambiente sustentável aplicando os conteúdos curriculares das disciplinas envolvidas e desenvolvendo áreas e competências do perfil do aluno.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Nada houve a salientar.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Iniciou a sensibilização e recolha no ano letivo 2017/18. Participei com uma turma no ano letivo 2017/18 numa sessão de sensibilização "Prio TOP LEVEL".

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Publicação nas redes sociais, tais como: https://blogueaepac.blogspot.com/; https://civicria.blogspot.com/
https//sites.google.com/site/ccivicria; https://www.facebook.com/groups/ClubeCiviCria/
https://twinspace.etwinning.net; https://live.etwinning.net/;
Exposição em material manipulável no espaço escolar .

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Na criação de coleções de pequenos livros ilustrados de vários formatos;
Criação de jogos pedagógicos/didáticos;

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Interagir através da plataforma etwinning envolvendo outros parceiros europeus e respetivos alunos

COORDENAÇÃO

PARCERIA