Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola EB 2,3 de Celeirós (Braga)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Ema Portela Pinheiro

Idade dos alunos:
10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O trabalho, lançado como desafio na disciplina de Ciências Naturais no 5ºano de escolaridade, foi realizado na disciplina de Educação Visual, quer a parte gráfica quer o texto. Este foi realizado em tempo de férias de Páscoa. Os objetivos foram sensibilizar os alunos para a separação de resíduos, promover a pesquisa e a intervenção na sociedade. De todos os trabalhos realizados de forma individual foi selecionado um representativo pelas docentes de Educação Visual.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Reflexão acerca dos prejuízos do óleo na água e mudança de atitude por parte dos alunos.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
O tempo de elaboração do trabalho não foi suficiente para todos os alunos.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

Se sim, explique como e desde quando:
Foram distribuídos oleões de 6 litros aos alunos, professores e funcionários de todo o Agrupamento. Sempre que uma nova família/aluno pede um oleão é neste momento fornecido um de cinco litros.Na escola sede existem três oleões grandes onde são depositados os óleos vindos das famílias. Quando estão cheios a BRAVAL é avisada para proceder à sua recolha. Fazemos esta atividade desde 2008/2009.

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
No Conselho das Eco-escolas e em exposição na sala do aluno.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Como se transforma óleo alimentar em biodisel

9 - Outras sugestões para tratar esta temática:
Elaborar um video sobre esta temática.

COORDENAÇÃO

PARCERIA