Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola Secundária de Santa Comba Dão (Santa Comba Dão)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Maria Pedro; Inês Simões; Lara Pais; Damiela

Idade dos alunos:
11/12

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
Numa 1.ª fase do Projeto, nas disciplinas de E.M.R.C. e Desenvolvimento e Cidadania efetuou-se a estrutura da atividade com a organização de grupos de 2 e 3 elementos. De seguida, iniciamos uma pesquisa relacionada com a reciclagem/reutilização dos óleos alimentares usados. No início desta atividade deparamo-nos com poucos conhecimentos sobre o encaminhamento dos óleos alimentares usados e os impactos negativos na qualidade da água. Assim, efetuamos uma pesquisa documental sobre o assunto, para que estivéssemos melhor documentados e pudéssemos criar uma história com maior qualidade.
Numa 2.ª fase, na disciplina de Educação Visual, estudamos a gramática visual da Banda Desenhada (BD). Percebemos que a linguagem visual através da estrutura da BD e simultaneamente dos vários tipos de planos, signos cinéticos, onomatopeias, tipos de balões, poderiam dar forma e cor à nossa imaginação e criatividade.
A motivação surgiu e era imperioso transpor para folhas A4 os conhecimentos adquiridos e a criatividade, relativamente a este assunto. Fizemo-lo de forma espontânea, com empenho e dedicação, através da linguagem visual e escrita.
Em grupo criamos uma História redigimos o guião em conjunto, mas a conceção de cada prancha foi realizada individualmente. Criamos as personagens e procedeu-se à criação de uma BD, que resultou na produção dum trabalho final, na medida em que, segundo o regulamento do concurso não poderia exceder as 15 pranchas em formato A 4.
A personagem gota de água foi pintada com a cor azul porque simboliza a cor da água. A gota de óleo foi pintada de amarelo porque representa a cor do óleo.
Foram selecionadas as BD que melhor alertavam para os impactos negativos dos óleos alimentares usados, quando mal encaminhados….
A atividade foi pertinente e interessante, assim como podemos aplicar os conhecimentos adquiridos.
No nosso ponto de vista foi uma experiência enriquecedora e empenhamo-nos nos objetivos propostos, chamar a atenção para a importância da correta deposição de óleos alimentares usados.
Numa 3.ª fase estas pranchas têm como objetivo serem expostas nas escolas do 1.º Ciclo, para que vão ao encontro dos mais pequenos, no sentido de os sensibilizar para estas questões da preservação do ambiente e, em simultâneo construir um Mundo Melhor, mais justo e fraterno. Deste modo, estas crianças terão um papel proactivo na mudança de mentalidades, para isso é preciso alertá-los para a importância de que eles são também agentes de divulgação destas mensagens aos pais e familiares que os rodeiam. Assim a comunicação poderá ir ao encontro de uma maior variedade de público-alvo, surgindo assim uma informação em cadeia quer horizontal quer verticalmente. O apelo à sensibilização para os grandes problemas ambientais do mundo não podem ficar confinadas nas paredes da escola, mas terão de chegar ao público em geral, só assim a mensagem terá eco e será objeto de reflexão.

Cartaz (opcional):

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
É urgente refletir sobre alguns dos riscos que corremos, se continuarmos a ultrajar o nosso Planeta estamos a destruirmo-nos a nós próprios. Não há dúvida que a Escola/Educação têm um papel importante na preparação das nossas crianças.
Consideramos que esta divulgação e reflexão é uma mais-valia para as crianças, jovens e adultos, para que seja possível deixarmos um legado melhor preparado para a preservação do AMBIENTE e por conseguinte criar um MUNDO MELHOR…
Queremos ser uma turma que alerta consciências e estamos a dar os nossos primeiros passos, através desta forma de comunicar – a BD e a criação de cartazes.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Foram só 4 alunas que quiseram participar.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
Exposição da BD criada na Escola para toda a Comunidade Escolar; Divulgação no site e rede social do Agrupamento

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
Video ou peça de teatro

COORDENAÇÃO

PARCERIA