Trabalhos 2018-2019

Banda Desenhada (2º e 3º ciclo)

Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)

Digitalização da história página a página:

História completa:

Autores:
Turma do 5.º A

Idade dos alunos:
10 anos

Metodologia utilizada para a elaboração do projeto/trabalho:
O presente trabalho foi elaborado pelos alunos da turma 5º A do Agrupamento de Escolas da Madalena, na disciplina de Português em articulação com a disciplina de Ciências e de Educação Visual.
Numa primeira abordagem, os alunos observaram vídeos informativos sobre a temática em causa, a saber: a importância da separação e reciclagem dos óleos alimentares usados.
Procedeu-se então à visualização do vídeo explicativo que consta na página do próprio projeto e que se intitula “ Recicle o seu óleo alimentar”. Como complemento, assistiu-se ainda ao vídeo “ O que fazer com o óleo alimentar”, recolhido na NET e cujo link se anexa: https://www.youtube.com/watch?v=0dI83y7X4pY.
Após a visualização, procedeu-se ao debate sobre o tema em análise, tentando ainda perceber o comportamento dos alunos e famílias nesta matéria e procurando que, não só corrijam comportamentos errados, como funcionem como veículos de correção desses comportamentos no seio das suas famílias.
Seguidamente, e no âmbito do texto narrativo lecionado nas aulas de Português, propôs-se a construção de uma história, que sendo criativa e divertida, levasse os alunos a por em prática os conhecimentos ambientais em estudo. Assim, foram-se criando as personagens: D. Gotinha e Sr. Gotão, deu-se vida própria a cada uma delas e lentamente (com várias sugestões, muitos avanços e muitos recuos) se foi construindo a história.
Foi ainda recordada a Banda Desenhada, como tipologia textual, através de uma apresentação em Power-Point, sobre o assunto. Na aula de Educação Visual, o professor reviu ainda com os alunos as características da mesma e deu início à sua construção.
Os alunos foram divididos em grupos, sendo distribuídas diferentes pranchas a diferentes alunos, bem como a capa.
Pode dizer-se que o trabalho de brainstorming, de construção de texto e debate de ideias foi coletivo, enquanto a construção da história “no papel” foi entregue a um grupo de alunos que, além de se ter voluntariado para tal, reunia também mais capacidades em termos de produção visual.
Tendo em conta ser uma turma com bastantes dificuldades e o tempo disponível dos docentes, pode dizer-se que já tudo foi um ganho.
Trabalho: D. Gotinha e Sr. Gotão
Autoria: Turma 5º A do Agrupamento de Escolas da Madalena.

Avaliação

1 - Interesse do desafio proposto para a compreensão da problemática inerente à correta deposição de óleos alimentares usados:

2 - O desafio suscitou a pesquisa e debate sobre o tema?

3 - Principais aspetos positivos:
Sensibilização para a recolha de óleos usados e o conhecimento do impacto ambiental do incorreto uso dos óleos alimentares.

4 - Principais aspetos menos bons (negativos):
Não se registaram aspetos menos bons.

5 - A escola faz a recolha de óleos alimentares usados? Se sim, explique como e desde quando:

6 - Conseguiu perceber que percentagem aproximada das famílias dos seus alunos fazem o correto encaminhamento dos óleos alimentares usados?

7 - O trabalho realizado foi ou será divulgado na escola para aumentar a consciencialização sobre esta temática?

Se sim, explique como:
No jornal e na página da escola e ainda no facebook.

8 - Gostaria de voltar a participar noutro desafio sobre este tema?

Se sim, de que tipo?
A reciclagem.

COORDENAÇÃO

PARCERIA