Projeto 2018-2019
Este desafio resultante de uma parceria entre ABAE | Eco-Escolas e a PRIO, pretende com o projeto PRIO Top Level motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a importância da correto encaminhamento dos óleos alimentares usados no local adequado e particularmente para os impactos negativos na qualidade da água, para que estes estejam recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.
São, desta forma, propostos às escolas 3 desafios que visam por um lado motivar a investigação acerca do tema proposto e, por outro, incentivar mudanças quotidianas não só nas crianças e jovens em contexto escolar, mas também, por inerência, em casa, na família e na comunidade.
O desafio consiste na realização de um projeto em torno da temática dos óleos alimentares usados, sendo a apresentação do trabalho de cada escola levado a concurso em que serão premiados os produtos desenvolvidos que se destaquem.
Objetivos
- (In)formar crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância da separação e reciclagem dos óleos alimentares usados;
- Contribuir para aumentar a quantidade de óleos alimentares usados que têm como destino a reciclagem;
- Alertar para os impactos negativos quando mal encaminhado, contaminando os oceanos, rios e albufeiras e aumentando os custos de manutenção das ETAR’s
- Integrar propostas e metodologias previstas no currículo
- Valorizar uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social
- Trabalhar a interdisciplinaridade através de um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.
Metodologia
O projeto é trabalhado na sala da aula, sob orientação do professor que adequará as estratégias e atividades propostas ao nível de ensino em questão. Sugere-se a utilização da PBL (Problem Based Learning), inspirado na investigação e método científico que visa a solução de problemas para situações reais.
Ver vídeo explicativo aqui . Ver infografia aqui