Desafios 2021/22
Resíduos, Energia do Futuro
Os desafios apresentados visam orientar a elaboração de projetos, sobre as temáticas propostas, que deverão refletir um trabalho de investigação orientado pelo professor.
Por forma a diversificar e adaptar os trabalhos aos diferentes níveis etários são apresentadas 3 atividades/desafios destinados aos diferentes escalões etários.
Atividades por Escalão:
Destinatários: Crianças do Jardim de infância e 1º ciclo
“O Oleão Chegou ao Bairro” – Teatro de Fantoches
Propõe-se a criação e ilustração de uma história sobre a temática “Resíduos, Energia do Futuro” na qual as crianças irão apresentar as aventuras de um oleão, recém-chegado ao bairro, o último a integrar a ilha de Ecopontos. Traz consigo ideias inovadoras para o futuro dos resíduos e do planeta, abordando o tema de que alguns resíduos produzidos, quando corretamente encaminhados, podem ser transformados em Energia e fazer parte da solução para uma mobilidade mais sustentável.
O oleão deve ser o personagem principal da história. Recomenda-se o recurso à técnica Storytelling colaborativo para redação do guião e ilustração coletiva.
O teatro deverá ter a duração de 5-10 minutos.
Para concorrer ao desafio deverão colocar na plataforma Eco-Escolas:
- Guião em pdf.
- Até 10 fotografias dos fantoches, construção e produto final.
- Até 5 fotografias do cenário, construção e produto final.
Destinatários: crianças e jovens do 2º e 3º ciclo
“O posto de combustível amigo do ambiente, chegou ao bairro…” – História em BD
Propõe-se a criação e ilustração de uma história recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “Resíduos, Energia do Futuro”.
Os alunos irão apresentar um posto de combustível amigo do ambiente, que acabou de chegar ao bairro e alerta os seus habitantes para a importância da produção de combustíveis, a partir dos resíduos produzidos. Estes, quando corretamente encaminhados, podem ser transformados em Energia e fazer parte da solução para uma mobilidade mais sustentável.
A história não deverá ultrapassar as 7 páginas (incluindo capas) recomendando-se a elaboração de 3 a 5 pranchas em formato A4, se possível em orientação vertical e só frentes.
O texto da história deverá estar escrito também num documento word; onde deve constar o nome dos alunos envolvidos, turma e escola. Junto com a submissão deverá ser apresentada uma memória descritiva relativa ao processo de elaboração de todo o trabalho.
Sobre o trabalho original:
- Ficar guardado e disponível até à data de entrega de prémios;
- Sem nada no verso das folhas;
- Sem folhas com furos de dossier.
Os trabalhos apresentados podem ser individuais ou coletivos, ficando a metodologia de desenvolvimento do trabalho a cargo do(a) professor(a).
Destinatários: Jovens do ensino secundário, profissional e universitário
“Dos resíduos ao posto (de combustível) do Futuro” – Jogo físico ou digital
Esta atividade desafia os alunos a elaborarem um Jogo. Poderá ser de tabuleiro (tipo jogo da glória) ou de correspondências, por exemplo. Poderão elaborá-lo fisicamente ou optar por criar um jogo digital.
Devem ser abordadas as temáticas da separação de resíduos, assim como a produção de combustíveis a partir de resíduos.
Para concorrer ao desafio deverão colocar na plataforma Eco-Escolas:
- Nome do jogo
- As regras do jogo
- Até 10 fotos das peças, tabuleiro, de todos os constituintes do jogo.
- Memória descritiva
- Link do jogo (no caso do jogo ser digital).